
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Fernanda Marques | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Malheiro, Cicera Aparecida Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-03-03T12:00:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-03-03T12:00:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
| identificador: dc.identifier.other | goncalves_Dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1171650 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP e está inserido na Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. No contexto da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), a ampliação das matrículas de estudantes Público da Educação Especial em classes comuns impõe o desafio de garantir participação e aprendizagem efetivas. Nesse cenário, o Professor de Apoio à Equipe Pedagógica (Paep) assume função estratégica ao articular práticas, adaptar recursos e sustentar a implementação das políticas inclusivas no cotidiano escolar. A pergunta que norteou esta pesquisa foi: quais elementos orientadores podem ser sistematizados, a partir da atuação do Paep na rede do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM) de Barbacena, Minas Gerais, para contribuir com o desenvolvimento de práticas inclusivas envolvendo gestão escolar, sala comum, professores de apoio e Atendimento Educacional Especializado (AEE) junto aos estudantes Público da Educação Especial (PEE)? O objetivo geral consistiu em analisar a atuação do Paep nesse contexto, identificando aspectos que articulam a prática educacional inclusiva e orientam gestores e docentes. Como objetivos específicos, buscou-se: (1) mapear orientações previstas na literatura, na legislação e nos documentos da rede CTPM; (2) identificar e sistematizar as demandas vivenciadas pelo Paep; e (3) elaborar um documento orientador e formativo para subsidiar práticas inclusivas. Trata-se de pesquisa qualitativa, de método documental, com análise de fontes primárias (legislação, regimentos e documentos institucionais) e secundárias (artigos e teses), organizadas em categorias analíticas. Como produto, foi elaborado um Guia Orientador, desenvolvido segundo o modelo ADDIE (análise, design, desenvolvimento e implementação), com curadoria de materiais e sistematização dos dados. Os resultados evidenciaram que o Paep constitui eixo estruturante da educação inclusiva no CTPM, atuando como mediador entre gestão, docentes e Sala de Recursos Multifuncionais. Destacaram-se a elaboração e o acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individualizado, a flexibilização curricular, o uso de tecnologias assistivas e a formação continuada. O Guia Orientador configura-se, assim, como instrumento prático para qualificar práticas equitativas e fortalecer a articulação institucional. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,02 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Professor de apoio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Guia orientador | pt_BR |
| Título: dc.title | Guia orientador inclusivo a partir das ações do professor de apoio à equipe pedagógica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| goncalves_Dissertação.pdf | https://repositorio.unesp.br/entities/publication/4af23a72-b98f-44ed-b975-d2b2773de736 | 1,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1171650/2/goncalves_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons