
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Daiana Aparecida Teles Vieira de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Sandra Salete de Camargo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cruz, Lutécia Hiera da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-27T12:29:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-27T12:29:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-13 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Novas abordagens para planejar na perspectiva inclusiva_práticas universais no contexto da classe comum_Daiana Ap Teles Vieira de Lima ISBN(recurso educacional)2025_ (1) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1171564 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este e-book, decorrente da dissertação intitulada “Desenho Universal para a Aprendizagem e Planejamento Colaborativo: tecendo possibilidades para práticas pedagógicas inclusivas”, propõe reflexões e alternativas voltadas à qualificação do planejamento pedagógico na perspectiva da Educação Inclusiva, especialmente no contexto das classes comuns das escolas regulares. Fundamentado na necessidade de consolidação de práticas inclusivas, o material defende uma reorganização do fazer pedagógico a partir de abordagens universais, colaborativas e acessíveis, com ênfase na superação de concepções individualizadas de ensino e na construção de uma cultura escolar inclusiva que reconheça a heterogeneidade discente. O estudo tem como objetivo geral refletir sobre práticas pedagógicas alinhadas à educação inclusiva, articulando fundamentos teóricos, trajetória histórica da inclusão, implementação do Planejamento Colaborativo e aplicação do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), além de apresentar plano de aula estruturado segundo seus princípios e incorporar narrativas e experiências que fortaleçam a constituição de ambientes educacionais mais equitativos e participativos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,81 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho Universal para a Aprendizagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento Colaborativo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas Inclusivas | pt_BR |
| Título: dc.title | Novas abordagens para planejar na perspectiva inclusiva: práticas universais no contexto da classe comum | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Novas abordagens para planejar na perspectiva inclusiva_práticas universais no contexto da classe comum_Daiana Ap Teles Vieira de Lima ISBN(recurso educacional)2025_ (1).pdf | https://profei.unespar.edu.br/paginas-2023/dissertacoes-e-produtos-educacionais-2024/ | 2,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1171564/2/Novas abordagens para planejar na perspectiva inclusiva_práticas universais no contexto da classe comum_Daiana Ap Teles Vieira de Lima ISBN(recurso educacional)2025_ (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons