
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Claudia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-23T15:21:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-23T15:21:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-23 | - |
| identificador: dc.identifier.other | SISTEMA RESPIRATÓRIO E TABAGISMO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO SISTEMA PRISIONAL | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1171445 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho se propõe discutir corpos clandestinos, sistema prisional e a forma como estes lidam e lidaram com a proibição do uso do tabaco no ambiente do cárcere, em uma instituição carcerária situada no Triângulo Mineiro. Estruturalmente, apresenta-se uma sequência didática baseada nos Três Momentos Pedagógicos (Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento) para abordar os impactos do cigarro no sistema respiratório com turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sistema prisional. A proposta didática visa a estimular a reflexão crítica de estudantes sobre os malefícios do tabagismo, relacionando o tema à proibição do tabaco no sistema prisional, conforme a Lei nº 18.552/2009. No primeiro momento, utiliza-se a problematização sobre a proibição do cigarro nesses espaços e suas justificativas, relacionando o consumo do tabaco aos impactos na saúde e no ambiente, sob a perspectiva da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). No segundo momento, são trabalhados conceitos científicos sobre o funcionamento do sistema respiratório e os danos causados pelo tabaco, como doenças pulmonares e efeitos da abstinência no corpo humano. Por fim, na aplicação do conhecimento, os estudantes são incentivados a debater estratégias de sensibilização, integrando os conhecimentos prévios aos novos saberes sobre os impactos na saúde. A abordagem busca conectar o conhecimento científico à realidade dos estudantes, promovendo uma aprendizagem coesa e incentivando a adoção de hábitos mais saudáveis. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7,5 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Três Momentos Pedagógicos; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tabagismo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistema Prisional | pt_BR |
| Título: dc.title | SISTEMA RESPIRATÓRIO E TABAGISMO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO SISTEMA PRISIONAL | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de pós graduação no ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto educacional.pdf | 7,66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1171445/2/Produto educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons