
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Ronaldo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gomes Ferreira, Marcelo Gitirana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Domenech, Susana Cristina | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Batista Cirino, Roseneide Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Napoleão, Fábio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-20T11:24:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-20T11:24:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação RONALDO LOPES | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1171378 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo aborda a inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino de geografia, especificamente no uso de mapas táteis, como uma ferramenta pedagógica que possibilita a apropriação dos conhecimentos cartográficos de maneira significativa. A presente pesquisa tem como objetivo propor diretrizes para a construção de um modelo escolar de mapa tátil hipsométrico, alinhados ao framework do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), de modo a servir como recurso educacional assistivo para o estudo do espaço geográfico por professores e estudantes com e sem deficiência visual, para sua aplicação no ensino fundamental. A pesquisa segue um delineamento do tipo pesquisa de desenvolvimento tecnológico, uma vez que foi criado novo recurso educacional, fundamentado em diretrizes do DUA. Os dados foram analisados qualitativamente e emprega experimentação em ambiente escolar para avaliar a eficácia dos mapas desenvolvidos. Os resultados destacam que os mapas táteis demonstraram ser ferramentas eficazes na inclusão educacional, promovendo a compreensão de conceitos cartográficos por estudantes com deficiência visual e normovisuais, e estimulou o engajamento de todos os estudantes, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo e inclusivo. Como recurso educacional, foi elaborado um manual contendo as diretrizes para a construção de mapas táteis hipsométricos em 2D e em 3D, destinado a professores e estudantes. A pesquisa conclui que é possível criar diretrizes para a construção de um modelo escolar de mapa tátil geográfico hipsométrico e que, quando aplicada em conformidade com os princípios do DUA, permite eliminar barreiras pedagógicas, promover a inclusão e soluções às necessidades cartográficas educacionais e reforça a importância de práticas pedagógicas acessíveis e equitativas, alinhadas às demandas de uma educação inclusiva. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,70 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiente visual | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Mapas táteis | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Braille | pt_BR |
| Título: dc.title | DIRETRIZES PARA A CONSTRUÇÃO DE MAPAS TÁTEIS HIPSOMÉTRICOS: A CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA DEFICIENTES VISUAIS NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação RONALDO LOPES.pdf | https://www.udesc.br/cead/mestradoprofei/disserta%C3%A7%C3%B5es/turma2022 | 2,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1171378/2/Dissertação RONALDO LOPES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons