
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Magalhães do Carmo, Jorge | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Almeida do Rêgo, Kristorferson | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Rodrigues, Yracles | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho Cavalcante, Flávio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-13T20:44:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-13T20:44:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2026-02-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/2054 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Desinformacao_MiliciasDigitais_InteligenciaPolicial_OSINT_2026.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1171289 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo analisa os impactos operacionais e analíticos produzidos pelas milícias digitais e pela desinformação sistemática sobre os órgãos de Inteligência Policial no Brasil, situando essa problemática no contexto do policiamento orientado por inteligência. O estudo parte das bases conceituais desse modelo para examinar de que modo a desinformação organizada deixou de configurar mera manifestação opinativa, passando a operar como instrumento de desestabilização institucional, interferência investigativa e obstrução da justiça. Utilizou-se metodologia qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise documental, com apoio em doutrinas oficiais, literatura internacional especializada e estudos de casos emblemáticos. Os achados indicam que o ambiente informacional contemporâneo impõe a necessidade de reconfiguração dos processos de coleta, validação e análise de dados, diante da proliferação de conteúdos manipulados e operações de influência digital. Conclui-se que a Inteligência Policial deve evoluir para um modelo de curadoria crítica da informação, integrando técnicas de Open Source Intelligence (OSINT), contrainteligência, comunicação estratégica e cooperação interinstitucional, com vistas à proteção do processo decisório estatal e à salvaguarda do Estado Democrático de Direito frente às dinâmicas da guerra cognitiva digital. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 372 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência Policial | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Desinformação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Milícias Digitais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Open Source Intelligence (OSINT) | pt_BR |
| Título: dc.title | O desafio da pós-verdade: o impacto das milícias digitais e da desinformação na atividade de inteligência policial e as perspectivas para a curadoria crítica da informação | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons