
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Albuquerque, André Alves de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Wiezzel, Andreia Cristiane Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fonseca, Katia de Abreu | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Paixão, Katia de Moura Graça | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-13T13:29:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-13T13:29:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-14 | - |
| identificador: dc.identifier.other | albuquerque_aa_me_prud | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1171277 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar ações no âmbito da gestão escolar que contribuam ao fortalecimento da inclusão nas escolas do município de São Paulo - SP, produzindo material que oriente os gestores escolares neste processo. Para tanto elegeu como objetivos específicos: conhecer e analisar a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva na rede municipal de educação paulistana; discutir a relevância da gestão democrática e participativa nos âmbitos administrativo, pessoal, pedagógico e da organização, cultura, clima e cotidiano escolar; e elaborar uma espécie de guia que oriente o gestor escolar em ações de fortalecimento da inclusão na escola. O estudo, caracterizado como pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, perpassou levantamento e revisão bibliográfica e análise documental, tendo os dados sido selecionados e analisados em consonância com os objetivos da pesquisa. Os resultados mostram que as políticas públicas paulistanas com foco na inclusão, por meio de investimentos financeiros e formação continuada dos profissionais, têm contribuído para um aprimoramento nas concepções dessas pessoas sobre a inclusão. Apesar disso, a cidade ainda carece de uma expansão de atendimento nesta área, no sentido de contemplar as demandas reais e específicas de cada localidade, considerando o desenvolvimento de bebês, crianças, jovens e adultos. Espera-se, com esse trabalho, fornecer elementos que auxiliem aos gestores em uma visão mais ampla do tema, apoiando-os na estruturação de ações internas e externas à unidade escolar com o objetivo de fortalecer o processo de inclusão. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,36 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Diretor de escola | pt_BR |
| Título: dc.title | GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PAULISTANA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| albuquerque_aa_me_prud.pdf | https://repositorio.unesp.br/entities/publication/28048e9d-2faf-46d5-b8e1-0c9f97b5ee36 | 1,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1171277/2/albuquerque_aa_me_prud.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons