
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Biff, Silvano | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Goedert, Lidiane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-12T13:53:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-12T13:53:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Recurso_Educacional_Silvano | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1171252 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A inclusão digital é reconhecida como fundamental na vida contemporânea, porém ainda se apresenta de forma insuficiente no Brasil, exigindo ampliação das oportunidades de acesso, conexão e apropriação (Alves & Wechinewsky, 2022). No contexto escolar, destaca-se a necessidade de maior integração entre docentes e da construção de redes de troca de experiências, superando a visão reducionista das tecnologias digitais como meros recursos didáticos, e reconhecendo-as como direito humano indispensável (Padilha, 2018). Além disso, ressalta-se que a inclusão digital ultrapassa o simples acesso às TDIC, exigindo participação ativa, criatividade e compromisso social, evitando práticas passivas e dependentes (Teixeira, 2010). Nessa perspectiva, a inclusão digital deve promover cidadania por meio do domínio das tecnologias e de suas funcionalidades, possibilitando aos sujeitos utilizar criticamente o fluxo de informações para seu desenvolvimento social e econômico (Oliveira & Freitas, 2015). Também é compreendida como apropriação crítica e criativa em processos colaborativos e comunicativos, colocando o sujeito como protagonista e valorizando cultura e identidade (Marcon, 2008; 2015). Com base nesses pressupostos, o E-book apresentado constitui o recurso educacional resultante da pesquisa “Apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação no Ensino Fundamental na abordagem do tema Geodiversidade”, desenvolvida no âmbito do PROFEI, cujo objetivo foi investigar a apropriação das TDIC por estudantes dos Anos Finais durante a aplicação de uma sequência didática, socializando a proposta e evidenciando seu potencial pedagógico e inclusivo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,77 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Apropriação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais de informação e comunicação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Geodiversidade | pt_BR |
| Título: dc.title | GEODIVERSIDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Recurso_Educacional_Silvano.pdf | https://www.udesc.br/cead/mestradoprofei/disserta%C3%A7%C3%B5es/turma2022 | 3,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1171252/2/Recurso_Educacional_Silvano.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons