
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Leal Neves Rafael, Raphaela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-26T19:33:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-26T19:33:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1895 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Tecnologias no design instrucional | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133800 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo analisa o impacto das tecnologias no design instrucional (DI), evidenciando suas principais perspectivas e desafios no contexto educacional contemporâneo. A partir de uma revisão de literatura recente, discute-se de que maneira a integração de recursos tecnológicos — como ambientes virtuais de aprendizagem, objetos digitais e metodologias ativas — potencializa a construção de experiências educacionais mais interativas, personalizadas e eficazes. O texto aborda modelos consolidados de DI, entre eles ADDIE, DIC e CARIE, destacando suas contribuições para o planejamento sistemático do ensino, bem como o papel central do docente enquanto mediador do processo formativo. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na análise crítica de produções de autores como Vieira et al. (2024), Camelo (2024) e Pereira, Azevedo e Carolei (2021), entre outros, o que possibilita refletir sobre os avanços e as limitações da articulação entre design instrucional e tecnologias digitais. Os resultados indicam que, embora tais tecnologias ampliem o alcance e a qualidade das práticas educativas, sua implementação demanda formação docente contínua, atenção às dimensões éticas e compromisso com a inclusão digital. Conclui-se que o uso intencional, crítico e humanizado das tecnologias no design instrucional tem potencial para transformar significativamente as práticas pedagógicas, desde que alinhado aos princípios da equidade, da participação e do desenvolvimento integral dos estudantes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 214 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Design instrucional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação pedagógica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| Título: dc.title | Impacto das tecnologias no design instrucional: perspectivas e desafios na educação contemporânea | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons