
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Leal Neves Rafael, Raphaela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-26T19:13:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-26T19:13:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1893 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Brincar e desenvolvimento infantil | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133786 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo investigar a evolução histórica e cultural da infância e compreender o papel do brincar na atualidade. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica qualitativa, utilizando obras de autores como Pavnoski, Oliveira, Sobral e Ribeiro, além de analisar as diretrizes da BNCC. O desenvolvimento histórico da infância revela que, ao longo do tempo, a criança foi vista como um “adulto em miniatura”, desconsiderando suas necessidades e potencialidades próprias. No entanto, com os avanços teóricos, o brincar passou a ser reconhecido como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento infantil, ajudando a criança a explorar, aprender e interagir. Piaget e Vygotsky contribuíram para entender o brincar como um processo que impulsiona o desenvolvimento cognitivo e social. A pesquisa destaca ainda a importância da escola, que deve ser um espaço acolhedor e que valorize o brincar, integrando-o ao currículo escolar de forma que favoreça a aprendizagem significativa. A conclusão reforça que a ludicidade é um direito fundamental e deve ser respeitada e incorporada nas práticas pedagógicas, promovendo uma educação mais humanizada e eficaz, capaz de formar cidadãos críticos e participativos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 218 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Infância | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Brincar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
| Título: dc.title | Aprendizagem por meio do brincar | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons