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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Thiago de Vasconcelos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-23T13:23:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-23T13:23:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-23 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ROLEPLAYING GAME E FUNÇÃO EXPONENCIAL | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133775 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é uma ampliação e aprofundamento de um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática, tendo em vista os problemas pertinentes a consolidação de conteúdos de Função Exponencial. Dentre as alternativas metodológicas para o ensino de matemática, o uso de jogos, gera interesse por parte dos professores, visto seu caráter motivador e lúdico. Nesse cenário emerge o Roleplaying Game como uma possibilidade de implementação em contextos escolares. Contudo, essa modalidade ainda é pouco conhecida por professores. Na assim se buscou a possibilidade de interrelacionar função exponencial e Roleplaying Game, por meio do seguinte questionamento: Que variante do Roleplaying Game pode ser elaborado, para alunos do ensino médio, com vista a consolidar conteúdos relacionados a função exponencial? Para obter elementos e argumentos que corroborem em responder ao questionamento apresentado, foi traçado como objetivo geral Elaborar um Livro-Jogo, variante do Roleplaying Game, destinado a alunos do ensino médio, com vistas a consolidar conteúdos relacionados a função exponencial. Classifica-se este trabalho quanto a sua Natureza como Aplicada, visto que teve por objetivo a geração de conhecimento para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos, e, quanto a sua Abordagem, como Qualitativa, uma vez que desenvolveu um entendimento mais acentuado sobre um problema que não podem ser mensurados apenas com números e dados obtidos por meio de questionário. Ademais, quanto aos seus Objetivos, como Exploratória, uma vez que foi explorado possibilidades e cenários sob diversos prismas com a finalidade de ganhar familiaridade e adquirir novos insights sobre uma situação atual e, quanto aos seus Procedimentos, Bibliográfica, pois, se realizou a partir do levantamento de referencial teórico e revisão bibliográfica, publicadas em meios físicos ou eletrônicos. A análise quanto a livros didáticos, constatou que parte das questões é do tipo manipulação, caracterizada pelo cálculo algorítmico com ênfase na destreza, rotineiros, sistematização e aplicação de regras e fórmulas. Em suma, os livros didáticos apresentam estrutura semelhante, com poucas variações. Desta forma a proposta foi desenvolvida para suprir uma lacuna identificada nos materiais didáticos analisados. E a concepção fundamentou-se na Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (1996, 2008) e no uso de jogos no ensino de matemática descrito por Grando (1995, 2000), e a articulação entre essas propostas norteou um modelo para a criação da proposta de Roleplaying Game. E após o destaque das potencialidades dos jogos de RPG no ensino e elencarmos o Livro-Jogo como a variante escolhida, devido a facilidade de aplicação por professores que desconhecem os RPGs; assim se elaborou o Livro-Jogo, intitulado “Conspiração Contaminante”. Assim se realizou a aplicação com alunos concluintes do ensino médio, e por meio dos resultados obtidos pela validação, demonstrou-se eficaz, o que promoceu o engajamento, o pensamento colaborativo e a aprendizagem significativa de um conteúdo abstrato por meio da narrativa. Evidenciou-se, ainda, que a proposta contribuiu para o desenvolvimento da leitura e da análise textual dos participantes. Com base nos resultados, realizou-se ajustes no material, o que gerou de um Produto Educacional, disponível no link1. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 6761 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos no Ensino de Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Função Exponencial | pt_BR |
| Título: dc.title | ROLEPLAYING GAME E FUNÇÃO EXPONENCIAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Thiago de Vasconcelos Barros Dissertação.pdf | 6,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133775/1/Thiago de Vasconcelos Barros Dissertação.pdfDownload |
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