PROVISÃO: Protocolo Técnico Pedagógico de Identificação ao Deficiente Visual no Ensino Médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Zenaide Batista da-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Ana Cláudia Ribeiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-23T19:16:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-23T19:16:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-23-
identificador: dc.identifier.otherZenaide_pro-visão_Repositóriopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133763-
Resumo: dc.description.abstractO “Provisão: Protocolo Técnico Pedagógico de identificação ao deficiente visual no Ensino Médio” é um produto educacional, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Sua finalidade principal é contribuir com os trabalhos dos docentes e demais profissionais da educação para ações de permanência e êxito de alunos com deficiência visual que não acessam o sistema de cotas na Educação Profissional de Nível Médio (EPNM), na modalidade integrada. Propondo-se a contribuir com atividades didáticas dos professores dos cursos integrados ao Ensino Médio, gestão CAPNE, profissionais educadores com deficiência, profissionais que atuam na educação de pessoas com deficiência e quem mais tiver interesse em contribuir com a Educação Inclusiva no contexto educacional. O “Provisão” pode ser compreendido como uma ferramenta educacional cuidadosamente planejada, que antecipa necessidades e previne desafios, assegurando uma formação humana integral e o desenvolvimento crítico dos alunos com deficiência visual, promovendo a aquisição de conhecimentos, e também contribuindo para que esses alunos se tornem cidadãos críticos, ativos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo. Com uma sólida contextualização teórica, o material oferece diretrizes claras e integradas para identificar, acolher e apoiar alunos com deficiência visual. Estruturado como um conjunto organizado de informações, oferece um roteiro detalhado em quatro unidades. Essas estão distribuídas em etapas descrevendo: como desenvolver ações de forma assertiva, favorecendo o sucesso no processo de ensino e aprendizagem para apoiar uma tomada de decisão pedagógica, abordando conceitos, avaliação diagnóstica, uso de Competências da BNCC e o que fazer com base nos resultados encontrados, contribuindo em uma abordagem mais inclusiva e acessível aos alunos com deficiência visual. Direcionado principalmente a professores das áreas Humanas e Técnicas, estendendo-se também a demais interessados na temática. O protocolo tem como impacto esperado contribuir com o aprimoramento da prática docente, a efetivação de um currículo verdadeiramente integrado e a promoção de uma formação cidadã, crítica e ética para os estudantes com deficiência visual. Além disso, o Produto Educacional visa orientar o educador ou educadora a promover um acolhimento gentilmente humanizado, contribuindo para uma educação inclusiva de qualidade e sensível às necessidades desses estudantes, ou seja, uma cultura fundamentada no respeito aos direitos humanos no contexto escolar. Um guia locutor estará convidando e auxiliando o leitor a participar da exploração do Protocolo Técnico-Pedagógico de identificação, cujo objetivo é elucidar e direcionar o educador às práticas pedagógicas junto a alunos com deficiência visual.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent33,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual; Práticas inclusivas; Educação Profissional de Nível Médio.pt_BR
Título: dc.titlePROVISÃO: Protocolo Técnico Pedagógico de Identificação ao Deficiente Visual no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Médio Integrado dos Institutos Federaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTodaspt_BR
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