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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Zenaide Batista da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Ana Cláudia Ribeiro de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-23T19:16:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-23T19:16:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-23 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Zenaide_pro-visão_Repositório | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133763 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O “Provisão: Protocolo Técnico Pedagógico de identificação ao deficiente visual no Ensino Médio” é um produto educacional, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Sua finalidade principal é contribuir com os trabalhos dos docentes e demais profissionais da educação para ações de permanência e êxito de alunos com deficiência visual que não acessam o sistema de cotas na Educação Profissional de Nível Médio (EPNM), na modalidade integrada. Propondo-se a contribuir com atividades didáticas dos professores dos cursos integrados ao Ensino Médio, gestão CAPNE, profissionais educadores com deficiência, profissionais que atuam na educação de pessoas com deficiência e quem mais tiver interesse em contribuir com a Educação Inclusiva no contexto educacional. O “Provisão” pode ser compreendido como uma ferramenta educacional cuidadosamente planejada, que antecipa necessidades e previne desafios, assegurando uma formação humana integral e o desenvolvimento crítico dos alunos com deficiência visual, promovendo a aquisição de conhecimentos, e também contribuindo para que esses alunos se tornem cidadãos críticos, ativos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo. Com uma sólida contextualização teórica, o material oferece diretrizes claras e integradas para identificar, acolher e apoiar alunos com deficiência visual. Estruturado como um conjunto organizado de informações, oferece um roteiro detalhado em quatro unidades. Essas estão distribuídas em etapas descrevendo: como desenvolver ações de forma assertiva, favorecendo o sucesso no processo de ensino e aprendizagem para apoiar uma tomada de decisão pedagógica, abordando conceitos, avaliação diagnóstica, uso de Competências da BNCC e o que fazer com base nos resultados encontrados, contribuindo em uma abordagem mais inclusiva e acessível aos alunos com deficiência visual. Direcionado principalmente a professores das áreas Humanas e Técnicas, estendendo-se também a demais interessados na temática. O protocolo tem como impacto esperado contribuir com o aprimoramento da prática docente, a efetivação de um currículo verdadeiramente integrado e a promoção de uma formação cidadã, crítica e ética para os estudantes com deficiência visual. Além disso, o Produto Educacional visa orientar o educador ou educadora a promover um acolhimento gentilmente humanizado, contribuindo para uma educação inclusiva de qualidade e sensível às necessidades desses estudantes, ou seja, uma cultura fundamentada no respeito aos direitos humanos no contexto escolar. Um guia locutor estará convidando e auxiliando o leitor a participar da exploração do Protocolo Técnico-Pedagógico de identificação, cujo objetivo é elucidar e direcionar o educador às práticas pedagógicas junto a alunos com deficiência visual. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 33,4 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual; Práticas inclusivas; Educação Profissional de Nível Médio. | pt_BR |
| Título: dc.title | PROVISÃO: Protocolo Técnico Pedagógico de Identificação ao Deficiente Visual no Ensino Médio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Todas | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Zenaide_Pro-visao_Repositório.pdf | 34,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133763/2/Zenaide_Pro-visao_Repositório.pdfDownload |
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