O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Carlos Antonio Nascimento da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-23T13:12:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-23T13:12:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-23-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino de Análise Combinatória no Ensino Médio Por Meio de Atividades Experimentaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133758-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho apresentou uma dissertação sobre o ensino de Análise Combinatória no nível médio que buscou responder a seguinte questão de pesquisa: “Quais são os possíveis efeitos que a aplicação de uma Sequência Didática, fundamentada na resolução de problemas e no uso de atividades experimentais, podem ter sobre a compreensão e desempenho na resolução de questões sobre o assunto em estudantes do ensino médio?”, o objetivo do estudo foi analisar os possíveis efeitos que a aplicação de uma Sequência Didática, fundamentada na resolução de problemas e no uso de atividades experimentais, poderiam ter sobre a compreensão e desempenho na resolução de questões sobre o assunto em estudantes do ensino médio. A metodologia de pesquisa que adotada foi Engenharia Didática. A experimentação ocorreu em uma turma do ensino médio da rede estadual na região urbana do município de Parauapebas no Pará. O referencial teórico adotado em nossa pesquisa fundamentou-se, entre outros, nos trabalhos de Almouloud e Silva (2012), Artigue (2018), Rosas (2018), Sá (2019), Sá (2022) e Sá, Mafra e Fossa (2022). Os resultados das Análises Prévias indicaram que segundo professores da cidade, os assuntos que os discentes apresentavam mais dificuldades envolviam resolução de situações problemas sobre Arranjo Simples e a resolução de situações problemas sobre Combinação Simples. A revisão de estudos sobre o assunto mostrou que muitos assuntos relacionados ao conteúdo em tela poderiam ser abordados de diferentes maneiras em sala aula, usando recursos diversos e adotando diferentes metodologias, havendo a possibilidade de apresentar melhores resultados no processo de ensino aprendizagem. Os resultados da experimentação indicaram que houve avanço significativo na compreensão, na motivação e na capacidade de resolver problemas sobre o assunto em tela. No final também elaboramos um produto educacional na forma de Sequência Didática para o ensino do referido assunto, o produto pode ser acessado livremente no link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133273.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3020pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais