
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Carlos Antonio Nascimento da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-23T13:12:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-23T13:12:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-23 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O Ensino de Análise Combinatória no Ensino Médio Por Meio de Atividades Experimentais | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133758 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho apresentou uma dissertação sobre o ensino de Análise Combinatória no nível médio que buscou responder a seguinte questão de pesquisa: “Quais são os possíveis efeitos que a aplicação de uma Sequência Didática, fundamentada na resolução de problemas e no uso de atividades experimentais, podem ter sobre a compreensão e desempenho na resolução de questões sobre o assunto em estudantes do ensino médio?”, o objetivo do estudo foi analisar os possíveis efeitos que a aplicação de uma Sequência Didática, fundamentada na resolução de problemas e no uso de atividades experimentais, poderiam ter sobre a compreensão e desempenho na resolução de questões sobre o assunto em estudantes do ensino médio. A metodologia de pesquisa que adotada foi Engenharia Didática. A experimentação ocorreu em uma turma do ensino médio da rede estadual na região urbana do município de Parauapebas no Pará. O referencial teórico adotado em nossa pesquisa fundamentou-se, entre outros, nos trabalhos de Almouloud e Silva (2012), Artigue (2018), Rosas (2018), Sá (2019), Sá (2022) e Sá, Mafra e Fossa (2022). Os resultados das Análises Prévias indicaram que segundo professores da cidade, os assuntos que os discentes apresentavam mais dificuldades envolviam resolução de situações problemas sobre Arranjo Simples e a resolução de situações problemas sobre Combinação Simples. A revisão de estudos sobre o assunto mostrou que muitos assuntos relacionados ao conteúdo em tela poderiam ser abordados de diferentes maneiras em sala aula, usando recursos diversos e adotando diferentes metodologias, havendo a possibilidade de apresentar melhores resultados no processo de ensino aprendizagem. Os resultados da experimentação indicaram que houve avanço significativo na compreensão, na motivação e na capacidade de resolver problemas sobre o assunto em tela. No final também elaboramos um produto educacional na forma de Sequência Didática para o ensino do referido assunto, o produto pode ser acessado livremente no link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133273. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3020 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
| Título: dc.title | O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | |||
|---|---|---|---|
| CARLOS ANTONIO NASCIMENTO DA SILVA Dissertação.pdf | 3,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133758/1/CARLOS ANTONIO NASCIMENTO DA SILVA Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: