
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | BIANCHIN, LUCAS SANTIN | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Reichert, Janice Teresinha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-19T20:41:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-19T20:41:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-19 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Recurso educacional LUCAS SANTIN BIANCHIN | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133695 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Caro(a) Professor(a), Compartilho com você este material que preparei com base na minha dissertação para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). O objetivo dele é oferecer uma alternativa para o ensino de Análise Combinatória, um conteúdo frequentemente percebido como abstrato e desafiador pelos estudantes do Ensino Médio. Muitos de nós observamos que o ensino de Análise Combinatória, quando focado no modelo de “fórmula-aplicação”, pode levar os alunos a uma busca mecânica pela resposta certa, às vezes a apenas a aplicação de fórmulas, sem que haja uma compreensão dos princípios de contagem. A dificuldade muitas vezes não está na matemática em si, mas na falta de conexão do conteúdo com o cotidiano dos estudantes. Pensando nisso, esta proposta busca contornar esse desafio utilizando uma ferramenta que faz parte do universo dos jovens: o celular. A ideia central é que os alunos aprendam os conceitos de Análise Combinatória enquanto criam seus próprios aplicativos usando a plataforma MIT App Inventor. Vale ressaltar que, embora aqui o foco seja no ensino de Análise Combinatória, espero que este material também inspire e incentive outros professores a usarem a criação de aplicativos como alternativa para outros projetos e para ensinar outros objetos do conhecimento da matemática. A abordagem é fundamentada no Construcionismo, na Aprendizagem Criativa e no Pensamento Computacional. Assim, nessa proposta, ao invés de serem consumidores passivos de informação, os estudantes se tornam criadores ativos. Eles precisam decompor problemas, identificar padrões e criar algoritmos para que o aplicativo funcione, mobilizando um raciocínio lógico e matemático de forma contextualizada e significativa. Além disso, ao basear-se na Aprendizagem Criativa, a proposta é associar o conteúdo matemático com situações do interesse dos estudantes, tentando assim gerar engajamento e maior interesse pela disciplina. Dessa forma, este guia é uma sequência didática projetada para ser flexível e adaptável à sua realidade. Espero que ele inspire você e seus alunos a explorarem a matemática de uma forma mais criativa, colaborativa e “mão na massa”. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Criativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Computacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | MIT App Inventor | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Programação | pt_BR |
| Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: uso do MIT App Inventor como ferramenta de aprendizagem de análise combinatória | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| recurso_educacional_lucas santin bianchin_versão final.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133695/2/recurso_educacional_lucas santin bianchin_versão final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons