ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: OTIMIZANDO A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA DA NEUROCIÊNCIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, SHEYENE RAFAELI CREMASCO DA-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, PRISCILA CAROZA FRASSON-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-18T13:27:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-18T13:27:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-18-
identificador: dc.identifier.otherATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: OTIMIZANDO A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA DA NEUROCIÊNCIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133639-
Resumo: dc.description.abstractCaro professor, Compreender sobre os assuntos científicos e tecnológicos tem se tornado fundamental na formação humana de cidadãos críticos, conscientes e preparados para os desafios do mundo contemporâneo. Assim, o Ensino de Ciências deve ser conduzido em todos os níveis da Educação Básica não como mera transmissão de conteúdo, mas sim como uma educação científica que proporciona uma experiência transformadora, despertando a curiosidade, o pensamento crítico e a aplicação de práticas investigativas do conhecimento. Por esta razão, este guia foi cuidadosamente elaborado com a proposta de oferecer a vocês educadores ferramentas que estimulem o aprendizado ativo, conectando o conhecimento científico ao cotidiano dos alunos e conhecimentos sobre o cérebro humano. A neurociência vem trazendo grandes contribuições para a área do ensino ao revelar informações sobre como aprendemos, lembramos e processamos as informações. Ao alinhar esses conhecimentos com as atividades práticas, buscamos fortalecer a experiência de ensino e aprendizagem, para tornála com mais sentido Esperamos que este material inspire práticas pedagógicas atraentes que contribuam para o desenvolvimento de um Ensino de Ciências menos tradicional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,53 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental Anos Iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades práticas experimentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeurociênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunções Cognitivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: OTIMIZANDO A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA DA NEUROCIÊNCIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons