Avaliação do Plano Creche 50% em Cuiabá – Ciclo 2025: Evidências empíricas, indução de política pública e replanejamento estrutural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSecretaria Municipal de Educação de Cuiabápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLENA, Ângelo Valentim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-17T20:16:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-17T20:16:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-17-
identificador: dc.identifier.otherAvaliação do Plano Creche 50% em Cuiabá – Ciclo 2025pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133637-
Resumo: dc.description.abstractApresentamos uma análise dos resultados do ciclo 2025 do Plano Creche 50%: Expansão Estratégica do Atendimento ao Berçário na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá, tomando como linha de base o fechamento do ano letivo de 2024. A avaliação fundamenta-se em dados oficiais do SIGEEC e incorpora análise gráfica comparativa para evidenciar os efeitos concretos da política sobre a Educação Infantil. Os resultados indicam crescimento expressivo e contínuo na etapa creche (G0–G3), com destaque para o Berçário (G0), que apresentou incremento de 23,4% entre 2024 e 2025. Ainda que as ações estruturantes previstas no plano não tenham sido plenamente executadas, os dados demonstram que o Plano Creche 50% operou como instrumento indutor de decisões administrativas, antecipando efeitos reais na ampliação do atendimento. Conclui-se que o ciclo 2025 consolidou bases objetivas para o replanejamento de 2026, reafirmando o planejamento educacional territorializado como política pública estruturante.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCrechept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMicroplanejamento Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCuiabápt_BR
Título: dc.titleAvaliação do Plano Creche 50% em Cuiabá – Ciclo 2025: Evidências empíricas, indução de política pública e replanejamento estruturalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePedagogiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistória da Educação, Gestão Públicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons