
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Luís de Oliveira, André | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Carli Oliveira, Abigail | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-17T18:50:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-17T18:50:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1850 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Fluxo digital odontológico | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133626 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O fluxo digital modificou a forma como tratamentos restauradores são planejados e executados na odontologia. Escaneamento intraoral, softwares de planejamento e sistemas CAD/CAM passaram a compor a rotina de clínicas e laboratórios, trazendo ganhos em rastreabilidade e reprodutibilidade. Na reabilitação estético-funcional, porém, a adoção dessas ferramentas só produz resultados consistentes quando existe coordenação real entre as etapas clínicas e laboratoriais, com documentação padronizada e decisões técnicas compartilhadas desde o início do caso. Este artigo apresenta uma revisão narrativa de literatura voltada à análise dos componentes do fluxo digital integrado: a fusão de dados digitais (arquivos STL, DICOM e fotografias clínicas), a lógica do planejamento reverso e os protocolos de comunicação entre clínica e laboratório. São discutidos efeitos práticos como a diminuição de ciclos de ajuste em prova, o controle mais preciso de adaptação marginal e a redução de sessões clínicas. Aborda-se também o papel do profissional com formação que articula conhecimento clínico e laboratorial. A análise indica que os resultados em reabilitações complexas dependem menos do nível tecnológico dos equipamentos e mais da forma como processos e profissionais se articulam ao longo do tratamento. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 595 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Odontologia digital | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Fluxo digital integrado | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Reabilitação estético-funcional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | CAD/CAM | pt_BR |
| Título: dc.title | Integração do fluxo digital na odontologia e seus impactos clínicos e laboratoriais na previsibilidade das reabilitações estético-funcionais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons