“O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO TURNO NOTURNO DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO CEARÁ EM JUAZEIRO DO NORTE

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, TIAGO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-17T16:44:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-17T16:44:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-22-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃOTIAGOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133621-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa aborda os impactos sofridos pelo Ensino de História no turno noturno, nas escolas estaduais do Ceará, no município de Juazeiro do Norte-CE, com a implantação do Novo Ensino Médio. Com o objetivo de expressar os danos no processo de aprendizagem de História, especificamente para estudantes do turno noturno, em que a disciplina de História deixou de existir para que fosse unificada à Geografia, Filosofia e Sociologia, constituindo-se a disciplina Ciências Humanas Sociais e Aplicadas. A partir de pesquisa bibliográfica que abordava as Reformas neoliberais, a influência de órgãos empresariais na educação, assim como textos sobre o ensino noturno e reflexões sobre o processo educacional e uma pesquisa de campo com realização de questionários de vinte questões respondidos por 131 estudantes do ensino médio público, questionário de dez questões respondido por 31 docentes do ensino noturno e 5 entrevistas, sendo três delas com professores de Ciências Humanas e duas com integrantes de núcleo gestor de escolas, a pesquisa foi estruturada. A dissertação contextualiza o momento político do Brasil quando da MP 746/2016, que tratava sobre a ‘Reforma do Ensino Médio’, logo após o golpe arquitetado pelo grande empresariado nacional e executado pelo Congresso Nacional, o qual culminou na queda da presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, o presidente Temer implementou inúmeros ataques aos trabalhadores, dentre eles estava a contrarreforma do ensino médio. A pesquisa expressa a interferência do empresariado no projeto, assim como uma resistência dos movimentos sociais contra as medidas apresentadas. A dissertação trata de mudanças curriculares com o Novo Ensino Médio e apresenta como funciona o ensino Médio noturno na rede estadual do Ceará. Trata-se de um estudo sobre o perfil dos estudantes e de professores, com o objetivo de conhecer aqueles que convivem com as transformações do ensino médio. Fica nítido o esvaziamento do ensino de História, assim como uma busca constante de fortalecimento de uma educação técnico profissionalizante. Professores afirmam o quanto é prejudicial a disciplina de CH, pois é pulverizado o ensino de História. Ademais, consideramos como tensional a diluição do ensino de História com o NEM, pois o projeto neoliberal enxerga na educação uma mercadoria, onde o ensino necessita ser útil para construção de uma mão de obra e de fortalecimento de ideias neoliberais. Enfraquecer o ensino de História é amortecer a possibilidade do estudante- trabalhador identificar cientificamente os motivadores da sua realidade na sociedade, diminuindo assim sua percepção de busca de transformação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Ensino noturno, Novo Ensino Médio.pt_BR
Título: dc.title“O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO TURNO NOTURNO DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO CEARÁ EM JUAZEIRO DO NORTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO DE HISTORIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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