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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARRI | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, TIAGO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-17T16:44:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-17T16:44:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
| identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃOTIAGO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133621 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda os impactos sofridos pelo Ensino de História no turno noturno, nas escolas estaduais do Ceará, no município de Juazeiro do Norte-CE, com a implantação do Novo Ensino Médio. Com o objetivo de expressar os danos no processo de aprendizagem de História, especificamente para estudantes do turno noturno, em que a disciplina de História deixou de existir para que fosse unificada à Geografia, Filosofia e Sociologia, constituindo-se a disciplina Ciências Humanas Sociais e Aplicadas. A partir de pesquisa bibliográfica que abordava as Reformas neoliberais, a influência de órgãos empresariais na educação, assim como textos sobre o ensino noturno e reflexões sobre o processo educacional e uma pesquisa de campo com realização de questionários de vinte questões respondidos por 131 estudantes do ensino médio público, questionário de dez questões respondido por 31 docentes do ensino noturno e 5 entrevistas, sendo três delas com professores de Ciências Humanas e duas com integrantes de núcleo gestor de escolas, a pesquisa foi estruturada. A dissertação contextualiza o momento político do Brasil quando da MP 746/2016, que tratava sobre a ‘Reforma do Ensino Médio’, logo após o golpe arquitetado pelo grande empresariado nacional e executado pelo Congresso Nacional, o qual culminou na queda da presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, o presidente Temer implementou inúmeros ataques aos trabalhadores, dentre eles estava a contrarreforma do ensino médio. A pesquisa expressa a interferência do empresariado no projeto, assim como uma resistência dos movimentos sociais contra as medidas apresentadas. A dissertação trata de mudanças curriculares com o Novo Ensino Médio e apresenta como funciona o ensino Médio noturno na rede estadual do Ceará. Trata-se de um estudo sobre o perfil dos estudantes e de professores, com o objetivo de conhecer aqueles que convivem com as transformações do ensino médio. Fica nítido o esvaziamento do ensino de História, assim como uma busca constante de fortalecimento de uma educação técnico profissionalizante. Professores afirmam o quanto é prejudicial a disciplina de CH, pois é pulverizado o ensino de História. Ademais, consideramos como tensional a diluição do ensino de História com o NEM, pois o projeto neoliberal enxerga na educação uma mercadoria, onde o ensino necessita ser útil para construção de uma mão de obra e de fortalecimento de ideias neoliberais. Enfraquecer o ensino de História é amortecer a possibilidade do estudante- trabalhador identificar cientificamente os motivadores da sua realidade na sociedade, diminuindo assim sua percepção de busca de transformação. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,2 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Ensino noturno, Novo Ensino Médio. | pt_BR |
| Título: dc.title | “O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO TURNO NOTURNO DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO CEARÁ EM JUAZEIRO DO NORTE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO DE HISTORIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
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| DissertaçãoTiagoenviarVersaoFinal.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133621/2/DissertaçãoTiagoenviarVersaoFinal.pdfDownload |
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