Projeto Escola segura, aluno cidadão como fator de transformação social na cidade de Manaus, Amazonas

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKelly Ávila, Evander-
Autor(es): dc.contributor.authorJordano da Silva Brito, Bruno-
Autor(es): dc.contributor.authorLischt da Silva, Guilherme-
Autor(es): dc.contributor.authorEduardo Silva de Oliveira, Carlos-
Autor(es): dc.contributor.authorMelo de Aguiar, Denison-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-17T18:28:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-17T18:28:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1848-
identificador: dc.identifier.otherEducação cívico-militar escolarpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133607-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo analisar o Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (PESAC) como instrumento de transformação social no município de Manaus, Amazonas. O PESAC consiste em uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, desenvolvida em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Secretaria de Estado de Educação, voltada à promoção de valores como cidadania, disciplina, civismo, liderança e meritocracia entre estudantes da rede pública de ensino. O projeto propõe a reestruturação da gestão educacional por meio de um modelo cívico-militar, com ênfase na criação de um ambiente escolar seguro, organizado e favorável à formação integral do aluno. A problemática central do estudo consiste em examinar os impactos e os benefícios da implementação de projetos cívico-sociais conduzidos pela Polícia Militar no contexto da sociedade amazonense. Parte-se da hipótese de que a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social em um ambiente orientado pela disciplina, pela responsabilidade e pelo estímulo ao mérito contribui para a ampliação de perspectivas de futuro e para a mudança de trajetórias de vida por meio da educação. A metodologia adotada caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, de natureza exploratória e descritiva, fundamentada na análise de produções acadêmicas e documentos institucionais relacionados ao tema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent738 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCidadaniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação cívico-militarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSegurança escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransformação socialpt_BR
Título: dc.titleProjeto Escola segura, aluno cidadão como fator de transformação social na cidade de Manaus, Amazonaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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