MAPAS CONCEITUAIS ALIADOS À TECNOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO APRENDIZADO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues de Paulo, Marle-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Pereira, David-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-16T21:42:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-16T21:42:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-14-
identificador: dc.identifier.otherMAPAS CONCEITUAIS ALIADOS À TECNOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO APRENDIZADO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIApt_BR
identificador: dc.identifier.otherhttps://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/28869/2/aprendizagemmapasconceituais_produto.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133593-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo é resultado da análise do uso de mapas conceituais como metodologia para a organização de conteúdos da disciplina de Geografia, como um mecanismo para obtenção da aprendizagem significativa para os estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental de um colégio público estadual de Apucarana no centro-norte do Paraná. O mapa conceitual é uma construção gráfica de representação que permite a organização do conhecimento por meio de relações hierárquicas e significativas entre conceitos na forma de proposições, ou seja, na interligação entre ideia central e seu significado. O estudo desenvolvido entre os meses de agosto e outubro, no ano de 2021, caracterizou-se, basicamente, como pesquisa qualitativa e de campo, pois se realizou o estudo em contexto de ensino remoto síncrono, durante a pandemia do Covid 19, totalizando seis encontros. Teve como objetivos específicos relatar a aplicação do Processo Educacional Tecnológico e analisar os resultados. A sequência de atividades de elaboração e reelaboração na construção e configuração de mapas conceituais individuais e em grupos, de modo a contribuir para a reorganização dos conteúdos de Geografia, visando à promoção dos processos cognitivos. Para as atividades feitas a princípio, de forma manual, os estudantes utilizaram papel e canetas coloridas para construir o mapa conceitual na forma tradicional, que contribuiu muito para o aprendizado. A maneira de como dispor os conteúdos em sua espacialidade, a organização das ideias e seus conceitos contribuíram para a utilização da tecnologia empregada. Ao término das atividades manuais, os estudantes estruturaram essas atividades no software Cmap Cloud e, transformadas no aplicativo QR CODE em informação digital, as mesmas podem ser carregadas em um aparelho celular e acessadas a qualquer momento. Buscou-se a construção e o uso de mapas conceituais na aprendizagem do estudante. Dessa forma, ressaltou-se a importância e a necessidade de propostas e metodologias pedagógicas que permitem aos estudantes refletir sobre situações e formas de estudo que estimulem e concretizem seu aprendizado. O estudo contou com os trabalhos de Ausubel (1982), Vygotsky (1982, 1984, 1987, 1998, 2008), Piaget (1973, 1976, 1984), Bloom (1956,1983), Novak (1977, 1984), Moreira (1998, 1999, 2000, 2006, 2012a, 2012b, 2012c, 2013), Cavalcanti (1998, 2010, 2011b, 2011b, 2012), Girotto (2017), Tardif (2010), Tavares (2007), entre outros renomados autores. Os resultados apontaram que a aplicação da metodologia proporcionou uma aprendizagem significativa, uma vez que os estudantes obtiveram uma organização efetiva de seu estudo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMapas conceituais de Geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQR Codept_BR
Título: dc.titleMAPAS CONCEITUAIS ALIADOS À TECNOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO APRENDIZADO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGeografiapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons