
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues de Paulo, Marle | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Pereira, David | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-16T21:42:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-16T21:42:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-14 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MAPAS CONCEITUAIS ALIADOS À TECNOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO APRENDIZADO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA | pt_BR |
| identificador: dc.identifier.other | https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/28869/2/aprendizagemmapasconceituais_produto.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133593 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo é resultado da análise do uso de mapas conceituais como metodologia para a organização de conteúdos da disciplina de Geografia, como um mecanismo para obtenção da aprendizagem significativa para os estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental de um colégio público estadual de Apucarana no centro-norte do Paraná. O mapa conceitual é uma construção gráfica de representação que permite a organização do conhecimento por meio de relações hierárquicas e significativas entre conceitos na forma de proposições, ou seja, na interligação entre ideia central e seu significado. O estudo desenvolvido entre os meses de agosto e outubro, no ano de 2021, caracterizou-se, basicamente, como pesquisa qualitativa e de campo, pois se realizou o estudo em contexto de ensino remoto síncrono, durante a pandemia do Covid 19, totalizando seis encontros. Teve como objetivos específicos relatar a aplicação do Processo Educacional Tecnológico e analisar os resultados. A sequência de atividades de elaboração e reelaboração na construção e configuração de mapas conceituais individuais e em grupos, de modo a contribuir para a reorganização dos conteúdos de Geografia, visando à promoção dos processos cognitivos. Para as atividades feitas a princípio, de forma manual, os estudantes utilizaram papel e canetas coloridas para construir o mapa conceitual na forma tradicional, que contribuiu muito para o aprendizado. A maneira de como dispor os conteúdos em sua espacialidade, a organização das ideias e seus conceitos contribuíram para a utilização da tecnologia empregada. Ao término das atividades manuais, os estudantes estruturaram essas atividades no software Cmap Cloud e, transformadas no aplicativo QR CODE em informação digital, as mesmas podem ser carregadas em um aparelho celular e acessadas a qualquer momento. Buscou-se a construção e o uso de mapas conceituais na aprendizagem do estudante. Dessa forma, ressaltou-se a importância e a necessidade de propostas e metodologias pedagógicas que permitem aos estudantes refletir sobre situações e formas de estudo que estimulem e concretizem seu aprendizado. O estudo contou com os trabalhos de Ausubel (1982), Vygotsky (1982, 1984, 1987, 1998, 2008), Piaget (1973, 1976, 1984), Bloom (1956,1983), Novak (1977, 1984), Moreira (1998, 1999, 2000, 2006, 2012a, 2012b, 2012c, 2013), Cavalcanti (1998, 2010, 2011b, 2011b, 2012), Girotto (2017), Tardif (2010), Tavares (2007), entre outros renomados autores. Os resultados apontaram que a aplicação da metodologia proporcionou uma aprendizagem significativa, uma vez que os estudantes obtiveram uma organização efetiva de seu estudo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,8 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Mapas conceituais de Geografia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | QR Code | pt_BR |
| Título: dc.title | MAPAS CONCEITUAIS ALIADOS À TECNOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO APRENDIZADO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Geografia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| aprendizagemmapasconceituais_produto.pdf.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133593/2/aprendizagemmapasconceituais_produto.pdf.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons