História, Avaliação e Empatia: Teias de Significado para uma Aprendizagem Histórica a partir do Conceito de Ditadura nas provas do ENEM (2009- 2024).

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSEVERIANO, MARCOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-16T20:20:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-16T20:20:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-30-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO MARCOS SEVERIANOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133590-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação parte das inquietações e provocações dos alunos ao autor, enquanto professor de História da Rede Básica de Ensino, para analisar como os conceitos de segunda ordem articulam-se dentro de avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, permitindo ao estudante o manejo dos elementos historiográficos para operarem na realidade na resolução de problemas, bem como, compreendendo como essa interseções entre os conceitos de segunda ordem e os conteúdos substantivos permite o desenvolvimento de uma empatia frente ao passado. Para este trabalho, selecionou-se o conceito de Ditadura para estudar os itens da prova do ENEM, entre os anos de 2009 e 2024, envolvendo o conceito de segunda ordem de Ditadura nos conteúdos substantivos ligados a Ditadura do Estado Novo (1937-1945) e à Ditadura Militar (1964-1985). A partir desse recorte, utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), estruturou-se uma análise a partir de quatro dimensões: de Clareza, do Processo Cognitivo, do Conhecimento e de Valor, que se articula como a compreensão de aprendizagem histórica proposta por Peter Lee e os estudos posteriores de outros historiadores, como Peter Seixas, permitindo uma compreensão acerca da progressão da aprendizagem histórica a partir do certame. Inicialmente, analisou-se como esses modelos avaliativos, como o ENEM, ganharam importância no cenário educacional brasileiro, e, posteriormente, articulou-se o estudo direto dos itens da prova para compreender essas interseções entre conceitos e conteúdos na construção de um sentido acerca da realidade, percebendo os efeitos no desenvolvimento de uma empatia histórica e as dificuldades desse processo com eventos que são alvos de discursos negacionistas. A dubiedade de tratamento dada a esses conteúdos substantivos permitiu também perceber como o processo de empatia histórica, proposto por Peter Lee, estaria se relacionando com a culminância das práticas de sala de aula nesse exercício de avaliação e seleção para o acesso ao Ensino Superior no Brasil. A carência de uma formação adequada, dentro das Licenciaturas em História, acarretou o desenvolvimento de soluções como um Curso de Elaboração de Itens para professores da Rede Básica de Ensino, que obteve apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP e ocorreu na Universidade Regional do Cariri – URCA, além de um produto mais amplo, voltado a instrumentalizar os professores acerca das metodologias e atravessamentos existentes entre o ENEM e os componentes da área de Humanas, destacando-se a História. A partir disso, foi proposto um produto: o site humanasnoenem.com.br, para possibilitar aos professores de História acesso organizado aos microdados do ENEM, bem como a discussão com outros conceitos que estão presentes no exame e que atravessam o Ensino de História, lançando inspirações para (re)inventar formatos avaliativos e construir alternativas para as práticas docentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Avaliação; ENEM; Ditadura; Conceito, Empatia.pt_BR
Título: dc.titleHistória, Avaliação e Empatia: Teias de Significado para uma Aprendizagem Histórica a partir do Conceito de Ditadura nas provas do ENEM (2009- 2024).pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO DE HISTORIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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