O CURRÍCULO DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO: recontando a Era Vargas no ensino de história na perspectiva dos afro-brasileiros

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBRITO, ANTONIEL-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-16T19:43:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-16T19:43:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-13-
identificador: dc.identifier.othercurrículo; ensino de História; educação antirracista; Pernambuco; Era Vargas.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133587-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral fortalecer os estudos e debates sobre o currículo e suas práticas no ensino de História, promovendo uma abordagem comprometida com a educação antirracista. A partir da análise do currículo do Ensino Médio da rede pública de Pernambuco, com foco no componente de História, a pesquisa investiga de que maneira a atual estrutura curricular da Formação Geral Básica – FGB, contempla – ou negligencia – as questões étnico-raciais, especialmente diante da implementação da Lei no 10.639/2003 e da reforma trazida pela Lei no 13.415/2017. O embasamento teórico do estudo fundamentou-se, entre outros, nas reflexões de Tomaz Tadeu da Silva e José Gimeno Sacristán sobre o currículo como construção ideológica e espaço de disputa de sentidos, compreendido como instrumento de poder e de produção de identidades. Para tratar das questões raciais utilizou-se autores como Abdias Nascimento, Lélia Gonzalez e Aníbal Quijano. Ressalta-se também a contribuição do Movimento Negro, que é reconhecido como agente histórico e epistêmico fundamental na luta por uma educação mais representativa e na conquista de marcos legais e para a inserção da temática afro-brasileira nos currículos escolares. A metodologia adotada foi a pesquisa documental, com análise do documento curricular oficial do Estado de Pernambuco, da BNCC e dos pareceres do Conselho Estadual de Educação. Os documentos foram examinados quanto à presença, proporção, profundidade e disposição dos conteúdos relacionados às relações raciais. Sobre a análise do currículo de História da Formação Geral Básica em Pernambuco foram identificadas 23 habilidades específicas, das quais apenas 9, ou seja, (40%) tratam explicitamente da temática afro- brasileira. Dos 93 conteúdos listados, apenas 10 referem-se diretamente a conteúdos ligados à história e cultura negra, o que representa menos de 11% do total. Como forma de enfrentamento a esse apagamento curricular e de apoio à prática docente, foi elaborado um Caderno Pedagógico Suplementar intitulado “Recontando a Era Vargas na perspectiva e protagonismo dos afro-brasileiros na História e na Educação”, que apresenta conteúdos, atividades e reflexões voltadas à valorização da presença negra durante o período varguista, propondo um ensino de História alinhado aos princípios de uma educação antirracista.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectcurrículo; ensino de História; educação antirracista; Pernambuco; Era Vargas.pt_BR
Título: dc.titleO CURRÍCULO DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO: recontando a Era Vargas no ensino de história na perspectiva dos afro-brasileirospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO DE HISTORIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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