A sociologia no Enem: um guia didático para o ensino de sociologia e redação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJúnior, Adeildo Cristovam da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorMonteiro, Allan Rodrigo Arantes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-16T19:32:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-16T19:32:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-16-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Adeildo_Cristovam_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133584-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a produção de um material didático voltado tanto para o ensino de sociologia tendo o uso de técnicas de redação dissertativo-argu- mentativa como estratégia de ensino/aprendizagem, quanto para o ensino da redação disserta- tivo-argumentativa tendo o conhecimento sociológico como estratégia de ensino/aprendizagem. O material foi pensado para promover a alfabetização sociológica, o letramento sociológico e o letramento linguístico do estudante do Ensino Médio que, entre outros objetivos de vida, de- seja se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A ausência de materiais didáticos e de atividades voltadas para a aprendizagem da sociologia em interface com a reda- ção do ENEM, a necessidade de ampliar o repertório de práticas pedagógicas para o ensino de sociologia e, paradoxalmente, o frequente uso de conhecimentos (conceitos, temas, teorias, au- tores) das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas como repertório sociocultural demonstrados sobretudo nas redações nota 1000 divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) justificaram a elaboração do guia, cujo arcabouço peda- gógico está fundado na pedagogia histórico-crítica — que também orienta a sequência didática proposta ao final —, nos pressupostos da sociologia Escolar, nas metodologias ativas e da Edu- cação 3.0. O material está estruturado em quatro capítulos, obedecendo ao seguinte raciocínio: o primeiro capítulo (Intolerância Religiosa) trabalha os conteúdos de sociologia em interface com técnicas de elaboração de parágrafos introdutórios; o segundo (Cidadania no Brasil) em interface com técnicas de elaboração de parágrafos de desenvolvimento; o terceiro (Relações Sociais) em interface com técnicas de elaboração de parágrafos de conclusão; e o quarto (Vio- lência) em interface com técnicas de elaboração de textos dissertativo-argumentativos. Nesse sentido, o guia propõe a realização de uma experiência didática entre as disciplinas Sociologia e Língua Portuguesa para a produção de redações a partir da apropriação dessa linguagem so- ciológica, reconhecendo-se aí uma escrita ou redação sociológica. Não como a etnografia para o antropólogo ou a escrita acadêmica para o sociólogo, mas como uma forma de escrita cujo conteúdo é notadamente marcado pela presença de um vocabulário, de um discurso e de um pensamento de alguém iniciado nas Ciências Sociais no Ensino Médio, em especial a sociolo- gia. Para realizar a escrita desse material didático, adotei a metodologia qualitativa, apoiando todo o estudo em extensa pesquisa bibliográfica. A pesquisa que resultou no Guia Didático para o Ensino de sociologia e Redação ocorreu no período de 2023 a 2025 no âmbito do Mestrado Profissional de sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), na Fundação Joaquim Nabuco (FUN- DAJ).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15.409pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem sociológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscrita sociológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de redaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didáticopt_BR
Título: dc.titleA sociologia no Enem: um guia didático para o ensino de sociologia e redaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Sociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons