
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Júnior, Adeildo Cristovam da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Monteiro, Allan Rodrigo Arantes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-16T19:32:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-16T19:32:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-16 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_Adeildo_Cristovam_Dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133584 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a produção de um material didático voltado tanto para o ensino de sociologia tendo o uso de técnicas de redação dissertativo-argu- mentativa como estratégia de ensino/aprendizagem, quanto para o ensino da redação disserta- tivo-argumentativa tendo o conhecimento sociológico como estratégia de ensino/aprendizagem. O material foi pensado para promover a alfabetização sociológica, o letramento sociológico e o letramento linguístico do estudante do Ensino Médio que, entre outros objetivos de vida, de- seja se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A ausência de materiais didáticos e de atividades voltadas para a aprendizagem da sociologia em interface com a reda- ção do ENEM, a necessidade de ampliar o repertório de práticas pedagógicas para o ensino de sociologia e, paradoxalmente, o frequente uso de conhecimentos (conceitos, temas, teorias, au- tores) das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas como repertório sociocultural demonstrados sobretudo nas redações nota 1000 divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) justificaram a elaboração do guia, cujo arcabouço peda- gógico está fundado na pedagogia histórico-crítica — que também orienta a sequência didática proposta ao final —, nos pressupostos da sociologia Escolar, nas metodologias ativas e da Edu- cação 3.0. O material está estruturado em quatro capítulos, obedecendo ao seguinte raciocínio: o primeiro capítulo (Intolerância Religiosa) trabalha os conteúdos de sociologia em interface com técnicas de elaboração de parágrafos introdutórios; o segundo (Cidadania no Brasil) em interface com técnicas de elaboração de parágrafos de desenvolvimento; o terceiro (Relações Sociais) em interface com técnicas de elaboração de parágrafos de conclusão; e o quarto (Vio- lência) em interface com técnicas de elaboração de textos dissertativo-argumentativos. Nesse sentido, o guia propõe a realização de uma experiência didática entre as disciplinas Sociologia e Língua Portuguesa para a produção de redações a partir da apropriação dessa linguagem so- ciológica, reconhecendo-se aí uma escrita ou redação sociológica. Não como a etnografia para o antropólogo ou a escrita acadêmica para o sociólogo, mas como uma forma de escrita cujo conteúdo é notadamente marcado pela presença de um vocabulário, de um discurso e de um pensamento de alguém iniciado nas Ciências Sociais no Ensino Médio, em especial a sociolo- gia. Para realizar a escrita desse material didático, adotei a metodologia qualitativa, apoiando todo o estudo em extensa pesquisa bibliográfica. A pesquisa que resultou no Guia Didático para o Ensino de sociologia e Redação ocorreu no período de 2023 a 2025 no âmbito do Mestrado Profissional de sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), na Fundação Joaquim Nabuco (FUN- DAJ). | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 15.409 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem sociológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escrita sociológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de redação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Material didático | pt_BR |
| Título: dc.title | A sociologia no Enem: um guia didático para o ensino de sociologia e redação | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Sociologia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons