
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Hurth, Letícia | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Fátima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-16T16:42:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-16T16:42:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional: Curricularização da Pesquisa | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133578 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional integra a pesquisa desenvolvida no mestrado, intitulada Curricularização da Pesquisa no Ensino Médio Integrado: Pactos e perspectivas Docentes no IFC –Campus Rio do Sul. Esse E-Book foi desenvolvido com base em entrevistas realizadas com docentes da instituição. O objetivo principal é que ele sirva de subsídio para docentes, equipes gestoras e demais profissionais da educação que atuam em instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com experiências e/ou interesse na curricularização da pesquisa no Ensino Médio Integrado. Além disso, pode servir como material de apoio a todos que tenham interesse no tema. Trata-se da curricularização da pesquisa de forma específica: a inserção da pesquisa como componente curricular de Iniciação Científica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Agroecologia, Agropecuária e Informática para Internet. No entanto, é importante ressaltar que o componente curricular não é a única estratégia2 de curricularizar a pesquisa e tampouco foi a única observada no IFC - Campus Rio do Sul, assim como não é o único espaço curricular que possibilita ao estudante perceber-se como sujeito histórico e membro de uma família trabalhadora. A Resolução 13/2022 (Instituto Federal Catarinense, 2022, Art. 5) expressa que a curricularização da pesquisa e da extensão podem acontecer pelas estratégias: “I. Como disciplina(s) específica(s); II. Como parte da carga horária de disciplina(s); III. Como atividade acadêmica, composta de ações de extensão e pesquisa nas modalidades previstas no art. 4º, devidamente cadastradas na instituição”. Espera-se que este produto educacional possa, de alguma forma, contribuir para o fortalecimento da curricularização da pesquisa na educação básica. Mais do que um material de subsídio, que ele se constitua como um manifesto em defesa da pesquisa enquanto princípio educativo e pedagógico, em diálogo indissociável com o ensino e a extensão. defesa da pesquisa enquanto princípio educativo e pedagógico, em diálogo indissociável com o ensino e a extensão. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,9Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EPT | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EMI | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Curricularização da Pesquisa | pt_BR |
| Título: dc.title | Curricularização da Pesquisa; A Iniciação Científica como componente curricular no contexto da Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PECurricularização da Pesquisa Leticia Bachmann Ebook.pdf | E-Book | 1,89 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133578/2/PECurricularização da Pesquisa Leticia Bachmann Ebook.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons