
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Braga, Henrique | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mousse de Souza, Shelley | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Marques do Amaral, Hermínia | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ricardo Colares dos Santos, Idevandro | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Melo de Aguiar, Denison | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-16T23:03:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-16T23:03:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1841 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Educação militar na PMAM | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133569 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo analisa a viabilidade e os impactos da implementação da educação militar no currículo dos colégios da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A pesquisa investiga como a adoção de práticas de gestão e comportamentos inspirados em princípios militares, como disciplina, hierarquia e civismo, influencia a qualidade do ensino público e o ambiente escolar. O estudo aborda o contexto histórico da criação dessas instituições no estado, desde o Decreto nº 15.831/1994, e examina a integração entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as disciplinas militares específicas. A metodologia utilizada é de cunho bibliográfico e documental, analisando produções científicas, legislação pertinente e dados sobre o desempenho dessas escolas. Os resultados apontam que o modelo de gestão militar contribui para um ambiente mais organizado e seguro, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento de competências socioemocionais, embora enfrente desafios relacionados à adaptação curricular e à necessidade de expansão para atender à crescente demanda social. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 542 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação militar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Qualidade do ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Polícia Militar | pt_BR |
| Título: dc.title | Uma análise crítica da educação militar inserida no currículo dos colégios militares da polícia militar do Amazonas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons