Uma análise crítica da educação militar inserida no currículo dos colégios militares da polícia militar do Amazonas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Braga, Henrique-
Autor(es): dc.contributor.authorMousse de Souza, Shelley-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Marques do Amaral, Hermínia-
Autor(es): dc.contributor.authorRicardo Colares dos Santos, Idevandro-
Autor(es): dc.contributor.authorMelo de Aguiar, Denison-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-16T23:03:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-16T23:03:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1841-
identificador: dc.identifier.otherEducação militar na PMAMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133569-
Resumo: dc.description.abstractO presente artigo analisa a viabilidade e os impactos da implementação da educação militar no currículo dos colégios da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A pesquisa investiga como a adoção de práticas de gestão e comportamentos inspirados em princípios militares, como disciplina, hierarquia e civismo, influencia a qualidade do ensino público e o ambiente escolar. O estudo aborda o contexto histórico da criação dessas instituições no estado, desde o Decreto nº 15.831/1994, e examina a integração entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as disciplinas militares específicas. A metodologia utilizada é de cunho bibliográfico e documental, analisando produções científicas, legislação pertinente e dados sobre o desempenho dessas escolas. Os resultados apontam que o modelo de gestão militar contribui para um ambiente mais organizado e seguro, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento de competências socioemocionais, embora enfrente desafios relacionados à adaptação curricular e à necessidade de expansão para atender à crescente demanda social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent542 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação militarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQualidade do ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolícia Militarpt_BR
Título: dc.titleUma análise crítica da educação militar inserida no currículo dos colégios militares da polícia militar do Amazonaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons