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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARRI | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | DUTRA, TOMAZ | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-16T19:48:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-16T19:48:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-21 | - |
| identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO FINAL | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133564 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | De acordo com a presente dissertação, busca-se analisar uma compreensão de como o Ensino de História é influenciado por ação de um discurso religioso que se traduz no cenário público digital a partir de e-books denominados: História do Brasil para Crianças: volumes I, II e III, que buscam atestar uma ideia de verdade que segundo o material apresentado estaria ausente nas aulas dos professores de História. A seguinte dissertação se trata de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, de aspecto crítico e inovador, que procura estabelecer uma análise do discurso a partir de uma formação discursiva (FOUCAULT, 1987) sobre e-books de autoria da historiadora Mônica Siqueira, assim como em suas falas em entrevistas sobre a ideia de História que ela procura manifestar em suas obras. Procura-se considerar uma reflexão sobre o conceito de cultura histórica (RÜSEN, 2012), que se estende além do campo escolar, tornando-se necessário interpretar a influência de uma cultura digital (Castells, 2022) que conduziria os jovens, entendidos como nativos digitais a operar os meios virtuais como uma experiência fundamental para a mediação de seu horizonte social, sujeitando-o ao contato com narrativas neoconservadoras sobre o passado. Diante das seguintes narrativas neoconservadoras sobre o passado analisadas nesta pesquisa a partir das seguintes dimensões: “Negacionismo de extrema- direita; Revisionismo ultraliberal contra a ‘história politicamente correta’ e a Utopia histórica regressiva/nostalgia conservadora.” (Napolitano, 2022). Reflete-se uma negação sobre o passado e um ataque ao Ensino de História através dessas narrativas presentes no ciberespaço, em que a seguinte dimensão propositiva dessa pesquisa de mestrado reproduziria uma utopia histórica regressiva sobre o passado, consubstanciando-se na definição de Rüsen (2012) em uma consciência histórica de tipo tradicional no Ensino de História. Essa consciência histórica de tipo tradicional procura interpretar o passado a partir de uma dimensão sobrenatural, resgatando uma História Sagrada presente no século XIX que reproduziria as características religiosas dessa narrativa. Como uma resposta ao problema presente, se configurou diante da referida pesquisa, um produto educacional que pudesse oferecer ao jovem estudante um letramento histórico-digital (Silva, 2011), tal ferramenta pedagógica denomina-se como um Manual Anti-negacionismo e se fundamenta em enfrentar as inverdades pronunciadas nas específicas dimensões das narrativas neoconservadoras sobre o passado. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,6 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Negacionismo; Neoconservadorismo; Manual Anti- negacionismo. | pt_BR |
| Título: dc.title | Entre a Fé e o Pixel: A influência do discurso negacionista no Ensino de História através dos E-books História do Brasil para Crianças – Vol. 1, 2 e 3. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO DE HISTORIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO FINAL.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133564/2/DISSERTAÇÃO FINAL.pdfDownload |
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