
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | LAMAS, Carolina | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | STEFANUTO, Vanderlei Antonio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-16T14:49:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-16T14:49:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-25 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Sequência didática_A representatividade de mulheres cientistas em sala de aula | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133560 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta proposta de sequência didática é um produto educacional fruto da pesquisa de mestrado intitulada A representatividade de mulheres cientistas no IFPR – Campus Curitiba: contribuição para diminuição da desigualdade de gênero. Este produto educacional se classifica entre os tipos de Produto Técnico e Tecnológico (PTT) como Material Didático e tem como finalidade promover a representatividade de mulheres cientistas no ambiente escolar, a fim de contribuir para a redução da desigualdade de gênero na sociedade, especialmente nas escolhas profissionais. Durante a pesquisa de mestrado, observou-se que a revisão de literatura e as respostas fornecidas aos questionários apontaram a baixa representatividade de mulheres cientistas durante o período escolar, o que favorece a desigualdade de gênero. Adicionalmente, também verificou-se por meio das respostas das discentes e dos discentes que a representatividade de mulheres cientistas pode influenciar a escolha da carreira profissional de mulheres contribuindo para reduzir a desigualdade de gênero nas trajetórias profissionais e promover maior equidade no campo científico. Na pretensão de auxiliar na transformação dessa realidade, idealizou-se uma sequência didática para trabalhar a representatividade de mulheres cientistas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 15,3MB | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação humana integral | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
| Título: dc.title | A REPRESENTATIVIDADE DE MULHERES CIENTISTAS EM SALA DE AULA: uma proposta para a formação humana integral | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)/IFPR | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons