A REPRESENTATIVIDADE DE MULHERES CIENTISTAS EM SALA DE AULA: uma proposta para a formação humana integral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLAMAS, Carolina-
Autor(es): dc.contributor.authorSTEFANUTO, Vanderlei Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-16T14:49:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-16T14:49:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-25-
identificador: dc.identifier.otherSequência didática_A representatividade de mulheres cientistas em sala de aulapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133560-
Resumo: dc.description.abstractEsta proposta de sequência didática é um produto educacional fruto da pesquisa de mestrado intitulada A representatividade de mulheres cientistas no IFPR – Campus Curitiba: contribuição para diminuição da desigualdade de gênero. Este produto educacional se classifica entre os tipos de Produto Técnico e Tecnológico (PTT) como Material Didático e tem como finalidade promover a representatividade de mulheres cientistas no ambiente escolar, a fim de contribuir para a redução da desigualdade de gênero na sociedade, especialmente nas escolhas profissionais. Durante a pesquisa de mestrado, observou-se que a revisão de literatura e as respostas fornecidas aos questionários apontaram a baixa representatividade de mulheres cientistas durante o período escolar, o que favorece a desigualdade de gênero. Adicionalmente, também verificou-se por meio das respostas das discentes e dos discentes que a representatividade de mulheres cientistas pode influenciar a escolha da carreira profissional de mulheres contribuindo para reduzir a desigualdade de gênero nas trajetórias profissionais e promover maior equidade no campo científico. Na pretensão de auxiliar na transformação dessa realidade, idealizou-se uma sequência didática para trabalhar a representatividade de mulheres cientistas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15,3MBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação humana integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissionalpt_BR
Título: dc.titleA REPRESENTATIVIDADE DE MULHERES CIENTISTAS EM SALA DE AULA: uma proposta para a formação humana integralpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)/IFPRpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons