INTERVENÇÃO LÚDICA E PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FRAÇÕES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Luana Siqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-16T14:45:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-16T14:45:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-16-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacional_Luanapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133559-
Resumo: dc.description.abstractA educação básica contemporânea passa por constantes transformações, impulsionadas principalmente pelo perfil da nova geração de estudantes — os chamados nativos digitais, nascidos após 2015, que já crescem imersos em contextos digitais e tecnológicos. Diante desse cenário, a sala de aula tradicional mostra-se, muitas vezes, insuficiente para despertar o interesse e engajamento dos alunos. Embora o modelo convencional de ensino ainda tenha seu valor, é fundamental diversificar as metodologias utilizadas. Neste sentido, foi sugerida uma Proposta Didática utilizando a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada por Jogos e Ensino Híbrido pela Rotação por Estação Adaptada, enfatizando o Ensino de Frações por meio de jogos com materiais manipuláveis e jogos educativos digitais. Diante das conhecidas dificuldades dos docentes em tornar claro o ensino de frações para que os estudantes compreendam a definição de números racionais e como operar frações, a proposta aborda o tema de forma lúdica, promovendo um ambiente de aprendizagem mais significativo e atrativo. Os jogos com materiais manipuláveis incluem Dominó de Frações, Trilha da Fração, Memória de Frações e atividades digitais com foco nos conceitos de números racionais resultando em avanços significativos na compreensão e desempenho dos estudantes em relação ao conteúdo de frações.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18 megaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFraçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Baseada em Jogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
Título: dc.titleINTERVENÇÃO LÚDICA E PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FRAÇÕES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Matemática - PROFMATpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFunções e Números Reaispt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons