DO QUADRO AO CLIQUE: UMA ORALITURA REFLEXIVA EM MULTIMÍDIAS ACESSÍVEIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinense-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, ALEXANDRE VELOSO DOS-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Fátima Peres Zago de-
Autor(es): dc.contributor.authorCustódio, Raquel Cardoso de Faria e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-15T13:49:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-15T13:49:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/watch?v=N0TjtTxAZN0&list=PLV2rOThnbRojHfvo5YrlsKevBjDv_GzZi-
identificador: dc.identifier.otherDo Quadro Ao Clique: Uma Oralitura Reflexiva Em Multimídias Acessíveis-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133518-
Resumo: dc.description.abstractNesta dissertação, analiso, por meio da autoetnografia, a mediação pedagógica com a plataforma MOODLE na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT), a partir da prática docente do pesquisador. Minha análise revela que a transposição acrítica de práticas presenciais para o ambiente virtual, ao ignorar as condições materiais de acesso dos estudantes-trabalhadores, tende a reproduzir um modelo de “educação bancária” adaptado ao meio digital. Concluo que a superação desse modelo exige uma práxis docente que articule os saberes escolares com as experiências de vida dos sujeitos, sendo este um desafio central para o Ensino no âmbito do ProfEPT. Como materialização da pesquisa, desenvolvi o Produto Educacional intitulado “Do Quadro ao Clique: uma Oralitura Reflexiva em Multimídias Acessíveis”. O recurso, em formato de narrativa audiovisual e textual, sintetiza os achados da investigação em estratégias e princípios para uma mediação pedagógica crítica e inclusiva com tecnologias na EJA-EPT. Esta pesquisa consubstancia, portanto, um percurso de práxis que documento e que converte a experiência docente analisada em conhecimento sistemático e aplicável.-
Tamanho: dc.format.extent29:32-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypehttps://www.youtube.com/watch?v=N0TjtTxAZN0&list=PLV2rOThnbRojHfvo5YrlsKevBjDv_GzZi-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAutoetnografia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectMOODLE-
Palavras-chave: dc.subjectPrática Docente-
Título: dc.titleDO QUADRO AO CLIQUE: UMA ORALITURA REFLEXIVA EM MULTIMÍDIAS ACESSÍVEIS-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT-
Aparece nas coleções:Vídeos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons