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Oficina: Acolhimento da demanda espontânea em tempo integral na APS: uma proposta de Intervenção!

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense - UFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGrillo, Alannisa-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Ândrea-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-15T12:59:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-15T12:59:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-15-
identificador: dc.identifier.otherVídeo Oficinapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133517-
Resumo: dc.description.abstractAtendendo a uma solicitação da gestão da saúde do Município de Espera Feliz, uma oficina com profissionais enfermeiros coordenadores das equipes das Estratégias de Saúde da Família e profissionais selecionados por esses para estarem no acolhimento dos usuários, foi realizada. A enfermeira Alannisa J. Fiorillo Rocha Grillo e sua orientadora Ãndrea Cardoso de Souza prepararam e conduziram esse momento, apresentando o conceito de acolhimento como diretriz da Política Nacional de Humanização. Uma dinâmica em grupo foi realizada, seguindo os seguintes passos: 1- Os profissionais foram divididos em dois grupos, mesclando profissionais de diferentes equipes; 2- Cada grupo deveria discutir o que entendem sobre acolhimento, e como e se é realizado o acolhimento da demanda espontânea em sua unidade; 3- O grupo 1, ao final das discussões, receberam um caso: “Um usuário chegou na unidade às 07:00 horas da manhã para ser atendido na demanda espontânea, com queixa de dor no corpo, febre e coriza há dias. Como acontece em sua unidade o acolhimento desse usuário?” 4- O grupo 2, ao final das discussões, receberam o caso: “Um usuário chegou na unidade às 10:00 da manhã para ser atendido, solicitando avaliação de exames. Como acontece em sua unidade o acolhimento desse usuário?” 5- Um representante de cada grupo foi eleito para apresentar os casos. 6- Os casos foram apresentados para todos. As respostas trazidas pelos grupos, representam a realidade vivenciada no Município. Cada unidade entende o acolhimento de uma maneira e a realizam de formas diferentes. Percebe-se que todos entendem que acolher é humanizar o atendimento, mas também compreendem que temos barreiras como número de profissionais insuficientes e estrutura física inadequada que dificultam a prática de uma escuta qualificada, em um ambiente reservado, e em todo o horário de funcionamento das unidades. As demandas trazidas pelos profissionais, foram de suma importância para a continuidade da oficina, que tem a proposta de sensibilizar os profissionais quanto à importância do acolhimento da demanda espontânea nas unidades, como fator primordial para a reorganização do processo de trabalho e para o estabelecimento de um fluxo adequado. No entanto, foi exposto a todo o momento, que realizar o acolhimento da demanda espontânea em horário integral, requer uma construção em equipe de todos os profissionais envolvidos, para que seja resolutivo para o usuário. Quando o acolhimento é realizado de maneira efetiva e eficaz, ampliamos o acesso, direcionamos os usuários para os serviços adequados, reduzimos riscos e complicações e ainda estabelecemos vínculo do usuário com a equipe. Isso resulta em melhorias na adesão ao tratamento, organização da porta de entrada e satisfação do usuário.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12.144 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeArquivo MP4pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectDemanda espontânea, Escuta Qualificada, Acesso, Porta de Entrada, Fluxograma de atendimentopt_BR
Título: dc.titleOficina: Acolhimento da demanda espontânea em tempo integral na APS: uma proposta de Intervenção!pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Enfermagem Assistencialpt_BR
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