Eja ou regular, qual é o meu lugar? Desenvolvimento de um roteiro de entrevistas para a escuta de alunos do período noturno

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroz, Jean Lucas da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, David da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorCasa Grande Junior, Dirceu-
Autor(es): dc.contributor.authorFonseca, Debora Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Michel Corci-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-12T18:31:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-12T18:31:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://view.genially.com/651373302f2b9a0012e875e9/interactive-image-produto-tecnologico-educacional-
identificador: dc.identifier.otherPET: Roteiro de entrevistas: intergeracionalidade e convivência escolar no ensino noturnopt_BR
identificador: dc.identifier.otherRoteiro de entrevistas: intergeracionalidade e convivência escolar no ensino noturnopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133454-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa é um exame detalhado do ambiente educacional noturno, com foco especial nos alunos matriculados no Ensino Médio Regular noturno, mas que poderiam ser beneficiados pelo programa Educação de Jovens e Adultos. Um aspecto inovador deste estudo foi a seleção de uma turma específica que apresentava o maior número de alunos nessa situação em uma escola determinada do interior do Paraná, uma condição até então não abordada na literatura educacional. Diante disso, o primeiro objetivo da investigação foi construir um instrumento adaptado a esse contexto, posteriormente investigar possíveis aprimoramentos e por fim criar um repositório de informações para equipes pedagógicas que se interessem pela discussão. A metodologia aplicada propôs a criação do Roteiro de entrevistas específico, aplicação do instrumento em contexto projetado, revisão do Roteiro buscando uma melhor calibragem do mesmo e a elaboração de um Produto Educativo Tecnológico para prover literatura pertinente às equipes pedagógicas. O método de análise dos dados é composto por categorias emergentes. Após o êxito do primeiro objetivo, a análise detalhada dos dados transcritos revelou fragilidades no instrumento, destacando áreas que precisam ser aprimoradas para torná-lo mais eficaz e sensível às nuances dos participantes. Os resultados do segundo objetivo apontam para a eficácia do instrumento, mas também destacam a possibilidade de refinamentos. Uma conclusão importante é que, embora seja possível criar um instrumento do zero, esse processo requer uma revisão aprofundada da literatura existente. Mesmo com uma compreensão aprofundada e revisão cuidadosa da literatura, ainda é um desafio criar um instrumento completamente infalível que atenda às diversas demandas desses grupos de alunos. Há uma escassez notável de pesquisas sobre a criação, revisão e aprimoramento de instrumentos de coleta de dados por meio de roteiros de entrevistas no contexto do Ensino Médio Regular noturno. Além disso, a intergeracionalidade, a convivência escolar e os conflitos oriundos das diferenças entre as idades no ensino médio noturno regular são áreas pouco exploradas na pesquisa educacional. A contribuição significativa deste estudo reside em seu rigor metodológico e na abordagem empática adotada. Cada etapa, desde a construção de cada pergunta no instrumento modelo até as revisões e compilações literárias, foi realizada meticulosamente. Este estudo não apenas destaca as lacunas no conhecimento, mas ao fim prioriza fornecer um ponto de partida sólido para futuras pesquisas nessa área, no formato de um Produto Educativo Tecnológico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8.362KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAcesso externopt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEntrevistaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de escolas noturnaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConvivênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
Título: dc.titleEja ou regular, qual é o meu lugar? Desenvolvimento de um roteiro de entrevistas para a escuta de alunos do período noturnopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação básica ensino noturnopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons