Religiões afro-brasileiras em sala de aula: desafios e possibilidades no Ensino de História – Vitória da Conquista - Ba.

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Autor(es): dc.contributorPROFHISTÓRIA/UESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCABRAL LACERDA, ALINE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-11T11:36:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-11T11:36:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-09-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Aline Cabral Lacerdapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133400-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo pesquisar e analisar o ensino das religiões afro- brasileiras, com ênfase no Candomblé e na Umbanda, em salas de aula do Ensino Médio, bem como investigar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos docentes ao trabalhar essa temática. Busca-se compreender como a abordagem dessas e religiões podem contribuir para a aprendizagem histórica, a formação de uma consciência crítica, o respeito à diversidade cultural e religiosa, e o fortalecimento da cidadania. As questões teóricas que orientam a pesquisa estão fundamentadas no trinômio ensino de História, cultura afro-brasileira e religião afro-brasileira. Para a revisão bibliográfica, foram considerados estudos de autores como Silva (2008), Cunha Jr. (2009), Demo (1997), entre outros, que discutem as contribuições da cultura africana e afro-brasileira para a história do Brasil, a preservação das tradições religiosas e a importância da abordagem pedagógica da diversidade cultural e étnica. Também foram analisadas legislações educacionais pertinentes, como as leis 10.639/03 e 11.645/08, que orientam o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena. A metodologia adotada incluiu pesquisa bibliográfica e análise qualitativa, utilizando questionários estruturados aplicados a professores de duas escolas estaduais em Vitória da Conquista: Colégio Estadual José Sá Nunes e Centro Territorial de Educação Profissional. Tendo como intuito compreender percepções docentes sobre o tema, identificar possíveis dificuldades e investigar estratégias pedagógicas para integrar a temática de forma contextualizada nas práticas de sala de aula. Como proposta de aplicação prática, busca-se apresentar estratégias pedagógicas que valorizem a diversidade cultural, promovam o diálogo e a reflexão crítica sobre preconceitos e estigmas, e contribuam para o desenvolvimento de uma educação inclusiva, capaz de reconhecer e respeitar as diferentes expressões culturais presentes na sociedade brasileira.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectReligiões afro-brasileiras; Ensino de História; Preconceito e Intolerância Religiosa.pt_BR
Título: dc.titleReligiões afro-brasileiras em sala de aula: desafios e possibilidades no Ensino de História – Vitória da Conquista - Ba.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineNarrativas Históricas: Produção e Difusãopt_BR
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