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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | PROFHISTÓRIA/UESB | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | CABRAL LACERDA, ALINE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-11T11:36:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-11T11:36:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Aline Cabral Lacerda | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133400 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo pesquisar e analisar o ensino das religiões afro- brasileiras, com ênfase no Candomblé e na Umbanda, em salas de aula do Ensino Médio, bem como investigar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos docentes ao trabalhar essa temática. Busca-se compreender como a abordagem dessas e religiões podem contribuir para a aprendizagem histórica, a formação de uma consciência crítica, o respeito à diversidade cultural e religiosa, e o fortalecimento da cidadania. As questões teóricas que orientam a pesquisa estão fundamentadas no trinômio ensino de História, cultura afro-brasileira e religião afro-brasileira. Para a revisão bibliográfica, foram considerados estudos de autores como Silva (2008), Cunha Jr. (2009), Demo (1997), entre outros, que discutem as contribuições da cultura africana e afro-brasileira para a história do Brasil, a preservação das tradições religiosas e a importância da abordagem pedagógica da diversidade cultural e étnica. Também foram analisadas legislações educacionais pertinentes, como as leis 10.639/03 e 11.645/08, que orientam o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena. A metodologia adotada incluiu pesquisa bibliográfica e análise qualitativa, utilizando questionários estruturados aplicados a professores de duas escolas estaduais em Vitória da Conquista: Colégio Estadual José Sá Nunes e Centro Territorial de Educação Profissional. Tendo como intuito compreender percepções docentes sobre o tema, identificar possíveis dificuldades e investigar estratégias pedagógicas para integrar a temática de forma contextualizada nas práticas de sala de aula. Como proposta de aplicação prática, busca-se apresentar estratégias pedagógicas que valorizem a diversidade cultural, promovam o diálogo e a reflexão crítica sobre preconceitos e estigmas, e contribuam para o desenvolvimento de uma educação inclusiva, capaz de reconhecer e respeitar as diferentes expressões culturais presentes na sociedade brasileira. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Religiões afro-brasileiras; Ensino de História; Preconceito e Intolerância Religiosa. | pt_BR |
| Título: dc.title | Religiões afro-brasileiras em sala de aula: desafios e possibilidades no Ensino de História – Vitória da Conquista - Ba. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Narrativas Históricas: Produção e Difusão | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Aline Cabral Lacerda - ProfHistória.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133400/2/Dissertação Aline Cabral Lacerda - ProfHistória.pdfDownload |
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