E-Book de Possibilidades de Atuação Política Pedagógica da EJA nas Unidades Prisionais

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Lucas Paulo Golin Xavier do-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, David da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-11T04:07:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-11T04:07:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-03-
identificador: dc.identifier.otherE-BOOK DE POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO POLÍTICA PEDAGÓGICA DA EJA NAS UNIDADES PRISIONAISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133399-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho, fruto de inúmeras pesquisas, do diálogo com os professores que atuam no sistema prisional e da dissertação de mestrado do autor, tem como objetivo apresentar um panorama sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos ambientes privados de liberdade e como as práticas de ensino docentes podem contribuir para a ressocialização de tais indivíduos. Os docentes que atuam nessa modalidade de ensino passam por diversos problemas referentes ao trabalho, o sistema prisional e o trabalho docente, gerando inúmeros conflitos, falta de formação continuada ou de um guia de possíveis práticas para melhor pensar ou instituir suas práticas de ensino. Percebe-se a crescente demanda do ensino da EJA nas unidades prisionais, no qual tal modalidade de ensino busca além de trazer o ensino, colaborar para o exercício da cidadania e os direitos previstos em lei para os estudantes privados de liberdade. Diante da crescente demanda dessa modalidade de ensino, faz-se necessário buscar alternativas para que o ensino nas unidades prisionais seja uma aprendizagem significativa e que colabore para que os estudantes apliquem à realidade o livre exercício da cidadania, assim como pensar sua reinserção na sociedade. Nesse aspecto, o presente trabalho tem como propósito colher alternativas metodológicas de ensino que nos distancie da metodologia tradicional e atenda ao público dessa modalidade de ensino, buscando referências entre os professores que atuam dentro das unidades prisionais de quais estratégias metodológicas possam colaborar com a ressocialização dos indivíduos privados de liberdade temporariamente e a busca incessante pela cidadania plena de tais indivíduos que voltarão a fazer parte da sociedade. É dessa desta perspectiva, exploraremos nesse guia, as possíveis formas como a educação de jovens e adultos é implementada dentro dos ambientes prisionais e como professores de diversas áreas do conhecimento têm colaborado para melhorar as práticas de ensino e aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,17 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUnidades Prisionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Título: dc.titleE-Book de Possibilidades de Atuação Política Pedagógica da EJA nas Unidades Prisionaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineInterdisciplinarpt_BR
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