
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Lucas Paulo Golin Xavier do | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, David da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-11T04:07:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-11T04:07:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | E-BOOK DE POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO POLÍTICA PEDAGÓGICA DA EJA NAS UNIDADES PRISIONAIS | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133399 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho, fruto de inúmeras pesquisas, do diálogo com os professores que atuam no sistema prisional e da dissertação de mestrado do autor, tem como objetivo apresentar um panorama sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos ambientes privados de liberdade e como as práticas de ensino docentes podem contribuir para a ressocialização de tais indivíduos. Os docentes que atuam nessa modalidade de ensino passam por diversos problemas referentes ao trabalho, o sistema prisional e o trabalho docente, gerando inúmeros conflitos, falta de formação continuada ou de um guia de possíveis práticas para melhor pensar ou instituir suas práticas de ensino. Percebe-se a crescente demanda do ensino da EJA nas unidades prisionais, no qual tal modalidade de ensino busca além de trazer o ensino, colaborar para o exercício da cidadania e os direitos previstos em lei para os estudantes privados de liberdade. Diante da crescente demanda dessa modalidade de ensino, faz-se necessário buscar alternativas para que o ensino nas unidades prisionais seja uma aprendizagem significativa e que colabore para que os estudantes apliquem à realidade o livre exercício da cidadania, assim como pensar sua reinserção na sociedade. Nesse aspecto, o presente trabalho tem como propósito colher alternativas metodológicas de ensino que nos distancie da metodologia tradicional e atenda ao público dessa modalidade de ensino, buscando referências entre os professores que atuam dentro das unidades prisionais de quais estratégias metodológicas possam colaborar com a ressocialização dos indivíduos privados de liberdade temporariamente e a busca incessante pela cidadania plena de tais indivíduos que voltarão a fazer parte da sociedade. É dessa desta perspectiva, exploraremos nesse guia, as possíveis formas como a educação de jovens e adultos é implementada dentro dos ambientes prisionais e como professores de diversas áreas do conhecimento têm colaborado para melhorar as práticas de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,17 mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Unidades Prisionais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| Título: dc.title | E-Book de Possibilidades de Atuação Política Pedagógica da EJA nas Unidades Prisionais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Interdisciplinar | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ebookpraticasensinoprisional_produto.pdf.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133399/2/ebookpraticasensinoprisional_produto.pdf.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons