
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ariza, Vanessa Cristina | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, David da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Bondarik, Roberto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-10T14:07:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-10T14:07:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-13 | - |
| identificador: dc.identifier.other | AÇÕES PARA MULTIPLICAR O ENSINO DE LIBRAS COM PESSOAS EGRESSAS DO MAGISTÉRIO NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ POR MEIO DE VIDEOCONFERÊNCIA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133391 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A princípio esta pesquisa pretende ampliar os fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos diversos ambientes sociais, para que as pessoas surdas se sintam incluídas, elas frequentam todos os espaços: escolas, hospitais, farmácias, supermercados, entre outros, no entanto não existem pessoas preparadas para se comunicar. Como problema então delimitou-se em pensar: Como multiplicar a aprendizagem e o emprego da Libras na sociedade por meio de videoconferências? Esta investigação tem por objetivo multiplicar o ensino da Libras com egressas do magistério com uma formação, esta, visa aprofundar o ensino desta Língua para a multiplicação. A presente pesquisa é considerada mista, pois integra os métodos quantitativos e qualitativos. Partiu-se da experiência formativa em Curso Técnico-Profissional de Nível Médio que forma professores (Magistério), as egressas demonstraram interesse em continuar o contato com a língua, com o aprendizado que será adquirido na formação, torna-se possível ampliar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes que se encontram nas áreas de atuação dessas egressas. Para tanto, iniciou-se com entrevistas individuais, essas receberam os convites por e-mail com a ementa. Foram realizados sete encontros utilizando como recurso a plataforma Google MEET. O oitavo encontro foi presencial, pois sentiu-se a necessidade de finalizar assim, preenchendo lacunas que ficaram dos encontros à distância, nesse dia em que as egressas estiveram presencialmente foi aplicado o questionário final, para comparar as respostas na entrevista inicial com as ideias amadurecidas no decorrer dos encontros. Esses encontros que tiveram como intuito inicial uma formação, transformou-se em uma “comunidade colaborativa”, devido a riqueza nas contribuições das participantes, os dados coletados nessa investigação foram tratados utilizando a análise dos conteúdos e assim chegando nos principais resultados, de modo a contribuir efetivamente dentro da sociedade, fazendo com que mais pessoas ouvintes consigam se comunicar com as pessoas surdas. Palavras-chave: Libras, Egressas do Magistério, Multiplicação, Comunicação, Comunidade Colaborativa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 11.621 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Libras, Egressas do Magistério, Multiplicação, Comunicação, Comunidade Colaborativa. | pt_BR |
| Título: dc.title | AÇÕES PARA MULTIPLICAR O ENSINO DE LIBRAS COM PESSOAS EGRESSAS DO MAGISTÉRIO NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ POR MEIO DE VIDEOCONFERÊNCIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PPGEN | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino, Ciências E Novas Tecnologias. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| acoesmultiplicalibrascomegressas.pdf | 11.62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133391/2/acoesmultiplicalibrascomegressas.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons