AÇÕES PARA MULTIPLICAR O ENSINO DE LIBRAS COM PESSOAS EGRESSAS DO MAGISTÉRIO NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ POR MEIO DE VIDEOCONFERÊNCIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAriza, Vanessa Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, David da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorBondarik, Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-10T14:07:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-10T14:07:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-13-
identificador: dc.identifier.otherAÇÕES PARA MULTIPLICAR O ENSINO DE LIBRAS COM PESSOAS EGRESSAS DO MAGISTÉRIO NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ POR MEIO DE VIDEOCONFERÊNCIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133391-
Resumo: dc.description.abstractA princípio esta pesquisa pretende ampliar os fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos diversos ambientes sociais, para que as pessoas surdas se sintam incluídas, elas frequentam todos os espaços: escolas, hospitais, farmácias, supermercados, entre outros, no entanto não existem pessoas preparadas para se comunicar. Como problema então delimitou-se em pensar: Como multiplicar a aprendizagem e o emprego da Libras na sociedade por meio de videoconferências? Esta investigação tem por objetivo multiplicar o ensino da Libras com egressas do magistério com uma formação, esta, visa aprofundar o ensino desta Língua para a multiplicação. A presente pesquisa é considerada mista, pois integra os métodos quantitativos e qualitativos. Partiu-se da experiência formativa em Curso Técnico-Profissional de Nível Médio que forma professores (Magistério), as egressas demonstraram interesse em continuar o contato com a língua, com o aprendizado que será adquirido na formação, torna-se possível ampliar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes que se encontram nas áreas de atuação dessas egressas. Para tanto, iniciou-se com entrevistas individuais, essas receberam os convites por e-mail com a ementa. Foram realizados sete encontros utilizando como recurso a plataforma Google MEET. O oitavo encontro foi presencial, pois sentiu-se a necessidade de finalizar assim, preenchendo lacunas que ficaram dos encontros à distância, nesse dia em que as egressas estiveram presencialmente foi aplicado o questionário final, para comparar as respostas na entrevista inicial com as ideias amadurecidas no decorrer dos encontros. Esses encontros que tiveram como intuito inicial uma formação, transformou-se em uma “comunidade colaborativa”, devido a riqueza nas contribuições das participantes, os dados coletados nessa investigação foram tratados utilizando a análise dos conteúdos e assim chegando nos principais resultados, de modo a contribuir efetivamente dentro da sociedade, fazendo com que mais pessoas ouvintes consigam se comunicar com as pessoas surdas. Palavras-chave: Libras, Egressas do Magistério, Multiplicação, Comunicação, Comunidade Colaborativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11.621 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLibras, Egressas do Magistério, Multiplicação, Comunicação, Comunidade Colaborativa.pt_BR
Título: dc.titleAÇÕES PARA MULTIPLICAR O ENSINO DE LIBRAS COM PESSOAS EGRESSAS DO MAGISTÉRIO NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ POR MEIO DE VIDEOCONFERÊNCIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGENpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino, Ciências E Novas Tecnologias.pt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons