Tecnologia e Autonomia: O Ensino por Meio de Metodologias Ativas.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVanessa Cruz de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-10T13:43:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-10T13:43:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://vanessaccastro4.wixsite.com/educa-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Vanessa Cruz de Castro.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133389-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional consiste em um material didático interdisciplinar voltado ao ensino de tecnologias digitais para estudantes de 10 a 11 anos. A escolha dessa faixa etária foi motivada pelo interesse natural que os estudantes demonstram em criar e manipular recursos tecnológicos. O material foi elaborado com base nos pressupostos das metodologias ativas, buscando promover o protagonismo estudantil, a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências digitais e socioemocionais. Sua composição integra atividades que articulam diferentes áreas do conhecimento, incentivando a resolução de problemas, o pensamento crítico e a criatividade. Entre as propostas práticas, destacam-se o uso intencional de plataformas digitais, a criação de produções autorais no Canva e atividades fundamentadas na lógica de programação, pautadas nos quatro pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. Os resultados observados durante a aplicação do material indicaram alto nível de engajamento dos estudantes, fortalecimento da autonomia e ampliação da compreensão sobre o uso crítico e responsável das tecnologias. Além do avanço cognitivo, o trabalho também favoreceu o desenvolvimento de competências socioemocionais, como colaboração, empatia e persistência diante de desafios. Dessa forma, o produto se configura como uma proposta inovadora e eficaz para o ensino de tecnologia, alinhada às demandas contemporâneas da educação e às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O produto educacional aqui apresentado está disponível por meio do link (https://vanessaccastro4.wixsite.com/educa) possibilitando o acesso direto ao material desenvolvido e sua utilização em diferentes contextos escolares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,35 megas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativas.pt_BR
Título: dc.titleTecnologia e Autonomia: O Ensino por Meio de Metodologias Ativas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino Fundamental – Anos Iniciais.pt_BR
Aparece nas coleções:PPG Ensino

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons