Cinema e povos indígenas no Brasil: um guia pedagógico para docentes no ensino de sociologia na educação básica

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVeiga, Janaina de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-10T13:15:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-10T13:15:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-10-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Janaina_de_Lima_Veiga_Material_Didaticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133383-
Resumo: dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso é o resultado da articulação entre temas das áreas de cinema, ciências sociais e povos indígenas no Brasil para fins do ensino na Educação Básica. A escassez de materiais didáticos específicos sobre como se trabalharem obras fílmicas com temáticas sobre povos originários em aulas de Sociologia no Ensino Médio é um dado constatado por uma investigação que durou em torno de dois anos e meio (2023 a meados de 2025). A crescente produção audiovisual pelos povos indígenas no Brasil, a qual possui como precursor o projeto Video nas Aldeias (1986), é fato e se constitui em fértil material para se conhecer uma parte significativa da rica diversidade por que é constituído o território brasileiro. O recurso didático é composto por quarenta atividades correspondentes a quarenta obras fílmicas de temáticas indígenas, com organização baseada nas categorias da Base Nacional Comum Curricular para as áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Ensino Médio: Tempo e Espaço; Território e Fronteira; Indivíduo, Natureza, Sociedade, Cultura e Ética; Política e Trabalho. Esse material também foi pensado diante da necessidade de se contribuir para a implementação da Lei no 11.645/2008, a qual torna obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de Ensinos Fundamental e Médio; e da Lei no 13.006/2014, Lei de uso do audiovisual, a qual prevê como obrigatória a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de Educação Básica. Sendo a oralidade o modo tradicional de transmissão de conhecimentos indígenas, a produção audiovisual facilita o registro dessa forma de compartilhar saberes. O cinema tem sido um caminho bastante procurado pelos povos originários no Brasil para promover visibilidade; apresentar reivindicação e violação de seus direitos, valorização de sua cultura e tradições; e proporcionar comunicação intercultural.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.160pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Antropologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPovos Indigenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuia pedagógicopt_BR
Título: dc.titleCinema e povos indígenas no Brasil: um guia pedagógico para docentes no ensino de sociologia na educação básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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