O INFOGRÁFICO NA INSTRUMENTALIZAÇÃO DA PRÁTICA SOCIAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARCELO NUNES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-10T13:01:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-10T13:01:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-22-
identificador: dc.identifier.otherINFOGRÁFICO - MARCELO (1)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133382-
Resumo: dc.description.abstractOs infográficos são conteúdos explicativos que reúnem informações verbais e visuais com objetivos didáticos, sob a proposta metodológica da prática social poderá ser usado para a instrumentalização dos estudantes do 6.º Ano nas aulas de Geografia, uma vez que possibilita a realização de conexões, compreensão de escalas, conceitos, a construção do conhecimento científico e a leitura e interpretação do espaço geográfico. Este infográfico é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências da UNESP, Campus de Bauru-SP e foi organizado de modo a sistematizar um conjunto de conteúdos da Geografia, os quais estão presentes nos materiais disponibilizados pela Seduc de acordo com as matrizes de referência do Currículo Paulista, mas cumpre a função de instrumentalizar os estudantes durante a prática social. Com o objetivo de propiciar o desenvolvimento de conceitos de diferentes abrangências (cotidianos e científicos), este protótipo tem como problema a ser resolvido a fragmentação do saber geográfico e a síntese precária dos conteúdos observadas no material digital. Dessa maneira, justifica-se pela relevância dos diferentes recursos didáticos para a instrumentalização no ensino de Geografia e, como contraponto ao material digital, o infográfico proposto tem a finalidade de apoiar a mediação docente, à luz da PHC. Assim, trata-se de um material visual que sintetiza de maneira articulada os conteúdos da litosfera e das formas de relevo, evidenciando os processos naturais (endógenos e exógenos), os elementos físico-naturais (rochas, solos, minerais) e suas relações com as atividades humanas. Ao integrar paisagem, natureza, uso do território e impactos ambientais, o infográfico possibilita múltiplas leituras da realidade, conectando os conteúdos curriculares a situações sociais concretas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,493 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeografia,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Social,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Título: dc.titleO INFOGRÁFICO NA INSTRUMENTALIZAÇÃO DA PRÁTICA SOCIAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGeografiapt_BR
Aparece nas coleções:PPG Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons