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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MARCELO NUNES | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-10T13:01:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-10T13:01:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
| identificador: dc.identifier.other | INFOGRÁFICO - MARCELO (1) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133382 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Os infográficos são conteúdos explicativos que reúnem informações verbais e visuais com objetivos didáticos, sob a proposta metodológica da prática social poderá ser usado para a instrumentalização dos estudantes do 6.º Ano nas aulas de Geografia, uma vez que possibilita a realização de conexões, compreensão de escalas, conceitos, a construção do conhecimento científico e a leitura e interpretação do espaço geográfico. Este infográfico é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências da UNESP, Campus de Bauru-SP e foi organizado de modo a sistematizar um conjunto de conteúdos da Geografia, os quais estão presentes nos materiais disponibilizados pela Seduc de acordo com as matrizes de referência do Currículo Paulista, mas cumpre a função de instrumentalizar os estudantes durante a prática social. Com o objetivo de propiciar o desenvolvimento de conceitos de diferentes abrangências (cotidianos e científicos), este protótipo tem como problema a ser resolvido a fragmentação do saber geográfico e a síntese precária dos conteúdos observadas no material digital. Dessa maneira, justifica-se pela relevância dos diferentes recursos didáticos para a instrumentalização no ensino de Geografia e, como contraponto ao material digital, o infográfico proposto tem a finalidade de apoiar a mediação docente, à luz da PHC. Assim, trata-se de um material visual que sintetiza de maneira articulada os conteúdos da litosfera e das formas de relevo, evidenciando os processos naturais (endógenos e exógenos), os elementos físico-naturais (rochas, solos, minerais) e suas relações com as atividades humanas. Ao integrar paisagem, natureza, uso do território e impactos ambientais, o infográfico possibilita múltiplas leituras da realidade, conectando os conteúdos curriculares a situações sociais concretas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 12,493 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia, | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental, | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática Social, | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
| Título: dc.title | O INFOGRÁFICO NA INSTRUMENTALIZAÇÃO DA PRÁTICA SOCIAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Geografia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| INFOGRÁFICO - MARCELO (1).pdf | 12,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133382/2/INFOGRÁFICO - MARCELO (1).pdfDownload |
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