Tu te tornas responsável pela sociologia que praticas: Uma intervenção pedagógica no ensino médio através da literatura infantojuvenil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Klever Alberto da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-10T12:52:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-10T12:52:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-10-
identificador: dc.identifier.otherTCC_klever_alberto_intervencao_pedagogicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133380-
Resumo: dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) e teve como objetivo realizar uma intervenção didático-pedagógica com alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Igarassu, Pernambuco, buscando aproximar os conteúdos sociológicos da realidade concreta dos estudantes. A proposta consistiu na elaboração de sequência didática baseados em um livro paradidático, com foco na abordagem de conceitos como imaginação sociológica, capital cultural, socialização, habitus e relações de poder. Os encontros foram realizados na biblioteca da instituição, espaço que se mostrou mais acolhedor e propício ao diálogo, favorecendo um ambiente de escuta ativa e participação espontânea. Durante as atividades, a literatura foi utilizada como mediadora para estimular reflexões sobre temas sensíveis e cotidianos, como desigualdade social, afetividade, identidade e memória coletiva. A metodologia adotada seguiu uma abordagem qualitativa, fundamentada nos princípios da pesquisa-ação, por meio de uma sequência didática composta por rodas de conversa, atividades artísticas e produções autorais. Ao longo do processo, os estudantes passaram a relacionar os conceitos sociológicos discutidos em aula com suas próprias vivências, desenvolvendo um olhar mais crítico e sensível sobre o mundo social. Os resultados evidenciaram que práticas pedagógicas que priorizam a interdisciplinaridade, o afeto e a valorização das narrativas dos alunos são fundamentais para tornar o ensino da Sociologia mais significativo e transformador.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.060pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologia.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectO Pequeno Príncipept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleTu te tornas responsável pela sociologia que praticas: Uma intervenção pedagógica no ensino médio através da literatura infantojuvenilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons