Formação crítica na Língua Portuguesa por meio do jogo: uma abordagem da Pedagogia Histórico-Crítica no 7o Ano do Ensino Fundamental

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Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDiclei de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-10T11:34:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-10T11:34:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
identificador: dc.identifier.otherDICLEI DE CARVALHO - FORMAÇÃO CRÍTICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133375-
Resumo: dc.description.abstractO Objeto de Ensino (OE) intitulado Formação crítica na Língua Portuguesa por meio do jogo: uma abordagem da Pedagogia Histórico-Crítica no 7o Ano do Ensino Fundamental materializa a transposição do referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) para a prática pedagógica, evidenciando sua aplicação nos cinco momentos propostos por Saviani: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. A sequência didática fundamenta-se na definição de ser crítico e no conceito de PHC, utilizando obras literárias (O capital para crianças, Os retirantes – Cândido Portinari e o poema O bicho – Manuel Bandeira) que abordam questões sociais como exploração do trabalho, desigualdade, fome e marginalização, articulando a formação crítica dos estudantes. O jogo de encenação, concebido como expressão cultural e mediação social, constitui o eixo central do OE, promovendo a criatividade, a reflexão crítica e a ressignificação simbólica dos conteúdos. A seção de catarse demonstra como a atividade lúdica fomentou debates intensos e significativos, permitindo a compreensão crítica da realidade. Ao articular gêneros textuais e produção escrita, como a transformação do poema O Bicho em cartaz ou propaganda, o Objeto de Ensnio reafirma a integração entre linguagem, jogo e formação crítica. Assim, a proposta revela-se como alternativa formativa e emancipatória, contrapondo-se à instrumentalização neoliberal do ensino, e confirma o potencial transformador da PHC no ensino de Língua Portuguesa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11419 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação crítica.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterialismo Histórico-Dialético.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-Crítica.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLingua Portuguesa.pt_BR
Título: dc.titleFormação crítica na Língua Portuguesa por meio do jogo: uma abordagem da Pedagogia Histórico-Crítica no 7o Ano do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Fundamental – Língua Portuguesapt_BR
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