UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE - Dissertação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOMENA, MARIANA MOURÃO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-10T05:42:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-10T05:42:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-10-
identificador: dc.identifier.otherUma sequência didática para o ensino de probabilidadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133372-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa relatada foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, a qual busca responder que contribuições apresenta uma sequência didática para o ensino de probabilidade no 2º ano do Ensino Médio, estruturada com base na teoria do Registro de Representação Semiótica? O objetivo principal foi verificar as contribuições de uma sequência didática voltada ao ensino de Probabilidade. O estudo foi apoiado pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval e fundamentada metodologicamente na Engenharia Didática de Michèle Artigue. A investigação contou com a análise de documentos oficiais, revisão de literatura especializada, aplicação de atividade diagnóstica, construção de uma sequência didática composta por seis blocos de atividades e, posteriormente, sua aplicação e análise a posteriori. Os dados obtidos revelaram que a abordagem adotada contribuiu significativamente para a superação de dificuldades iniciais, estimulando a conversão entre registros de representação, promovendo maior articulação entre conceitos e favorecendo o raciocínio lógico e argumentativo. A partir da pesquisa realizada foi desenvolvido um produto educacional que pode ser acessado pelo link:pt_BR
Tamanho: dc.format.extent32048pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Probabilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações Semióticaspt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE - Dissertaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais