
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | OMENA, MARIANA MOURÃO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-10T05:42:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-10T05:42:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Uma sequência didática para o ensino de probabilidade | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133372 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa relatada foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, a qual busca responder que contribuições apresenta uma sequência didática para o ensino de probabilidade no 2º ano do Ensino Médio, estruturada com base na teoria do Registro de Representação Semiótica? O objetivo principal foi verificar as contribuições de uma sequência didática voltada ao ensino de Probabilidade. O estudo foi apoiado pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval e fundamentada metodologicamente na Engenharia Didática de Michèle Artigue. A investigação contou com a análise de documentos oficiais, revisão de literatura especializada, aplicação de atividade diagnóstica, construção de uma sequência didática composta por seis blocos de atividades e, posteriormente, sua aplicação e análise a posteriori. Os dados obtidos revelaram que a abordagem adotada contribuiu significativamente para a superação de dificuldades iniciais, estimulando a conversão entre registros de representação, promovendo maior articulação entre conceitos e favorecendo o raciocínio lógico e argumentativo. A partir da pesquisa realizada foi desenvolvido um produto educacional que pode ser acessado pelo link: | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 32048 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Probabilidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Representações Semióticas | pt_BR |
| Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE - Dissertação | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| MARIANA MOURÃO OMENA - DISSERTAÇÃO.pdf | 32.05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133372/1/MARIANA MOURÃO OMENA - DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: