A produção de um material didático para fazer artes e antropologia na escola

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBischof, Eduardo Silveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-10T14:34:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-10T14:34:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-10-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Eduardo_Bischof_Material_Didaticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133364-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho apresenta a elaboração de um material didático voltado ao ensino de Antropologia no Ensino Médio com ênfase nas visões de mundo dos povos indígenas Guarani. A proposta procura levar os estudantes a compreenderem os modos diversos de habitar o mundo, a partir de experiências filosóficas, técnicas e práticas que expressam o bem-viver, a agricultura, a relação com as plantas e os territórios pelos povos Guarani. A intenção é deslocar o olhar dos alunos para além da ideia de cultura como um inventário de diferenças, propondo o contato com concepções indígenas que revelam outras formas de conhecimento e tecnologia. A escolha por trabalhar com narrativas, textos, imagens e materiais audiovisuais responde à necessidade de criar recursos pedagógicos que promovam pesquisa, reflexão crítica e produção criativa. As seções do material estimulam leituras coletivas, diálogos, registros gráficos e produções de desenhos e instalações artísticas. O material privilegia o caráter processual da aprendizagem, valorizando a atenção às diferenças, a responsividade e a abertura ao outro. A perspectiva teórica adotada aproxima-se da concepção de escola como espaço de tempo livre, entendida como lugar de encontro e partilha de mundos, em contraposição a abordagens centradas na produtividade e no acúmulo de competências. Nessa direção, a noção de correspondência, formulada por Tim Ingold, inspira a proposta ao enfatizar o conhecimento como movimento de caminhar junto e responder ao mundo, mais do que representá-lo. A atenção ao processo e à criação coletiva orienta o uso do material em sala de aula, em que os deslocamentos cognitivos e sensíveis provocados pelo contato com os povos Guarani se tornam oportunidade de estranhamento e de aprendizagem compartilhada. Assim, o material não se limita a transmitir informações sobre os povos indígenas, mas pretende possibilitar experiências de diálogo e pesquisa que investiguem a pluralidade de formas de vida. Ao propor atividades que articulam arte e antropologia busca-se renovar o ensino de Sociologia, ampliando a compreensão da diversidade humana e questionando visões convencionais sobre natureza, cultura, ciência, técnicas e tencologias.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11.845 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAntropologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPovos Indígenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
Título: dc.titleA produção de um material didático para fazer artes e antropologia na escolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Sociologiapt_BR
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