
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Maria Isabel Gomes de Araujo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-10T13:05:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-10T13:05:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-15 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto - Maria Isabel Gomes | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133361 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional "Dança Afro Infantil" é uma iniciativa desenvolvida por Maria Isabel Gomes de Araujo, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre no Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica na UNESP. Classificado como uma playlist de músicas e um podcast educativo, seu objetivo principal é transformar a prática pedagógica na Educação Infantil. O produto é composto por três recursos digitais principais: uma playlist de músicas afro-brasileiras pré-selecionadas (disponível no Spotify), um guia para professores em formato de podcast (disponível no YouTube), intitulado "Dança Afro Infantil Cast", e um site ("Dança Afro Infantil") que oferece acesso completo a todos os recursos e materiais complementares. O podcast, que é o guia pedagógico, inclui quatro episódios, sendo um deles "Professor Antirracista na Educação Infantil: Visão Histórico-Crítica". O público-alvo são as crianças na educação infantil e seus professores. A aplicação do objeto focou em crianças da segunda etapa da Educação Infantil, com idades entre 5 e 6 anos. O objeto se insere na área de Educação Básica e tem como foco a valorização da cultura afro-brasileira, o combate ao racismo e a promoção da identidade negra. O tempo de uso sugerido é a utilização contínua durante a rotina escolar. A musicalidade é utilizada como ferramenta pedagógica privilegiada por sua capacidade de tocar sentimentos e transmitir mensagens poderosas, revelando-se uma estratégia eficaz para trabalhar questões de identidade e combate ao racismo. As expectativas de resultado e finalidade incluem promover a identidade negra nas crianças, o respeito à diversidade e o combate ao racismo. O uso dos recursos visa orientar os educadores sobre como abordar as questões étnico-raciais e transformar a prática pedagógica. A aplicação do produto, avaliada sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), demonstrou a ampliação do repertório cultural e o surgimento de expressões de orgulho racial entre as crianças, reforçando a eficácia da intervenção intencional para a construção de um ambiente escolar mais justo e inclusivo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | Dança Afro Infantil: uma playlist de músicas antirracistas. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Infantil | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto - Maria Isabel Gomes.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133361/2/Produto - Maria Isabel Gomes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons