
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | LAURA CAROLINA SILVA SOARES | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-10T12:51:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-10T12:51:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-17 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ecoville_final_29_10_web (1) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133360 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A sequência didática “Ecovila: Desafio Sustentável” é destinada a estudantes da 1a série do Ensino Médio. O material consiste em um recurso pedagógico interdisciplinar, estruturado como um conjunto de atividades educacionais, com foco no aprofundamento de conteúdos relacionados à sustentabilidade ambiental, promovendo uma aprendizagem ativa, colaborativa e contextualizada. O produto educacional foi desenvolvido a partir do diagnóstico da carência de materiais didáticos inovadores voltados à temática ambiental, capazes de dialogar com os interesses e realidades dos jovens e, ao mesmo tempo, promover a integração entre os componentes curriculares das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O público-alvo são estudantes da 1a série do Ensino Médio, com idades entre 15 e 17 anos, da rede pública de ensino. Considera-se que esse público apresenta potencial para engajar-se em propostas interativas, desde que os conteúdos estejam conectados aos desafios contemporâneos da sociedade e à vivência local. Está organizado em três fases principais, que orientam o percurso didático: Fase 1 – Combustíveis e Fontes de Energia: os estudantes são convidados a analisar diferentes tipos de combustíveis, seus impactos ambientais e possibilidades de substituição por fontes renováveis. As atividades incluem análise comparativa, linha do tempo tecnológica e construção de mapas mentais. Fase 2 – Gestão de Resíduos: os estudantes realizam atividades práticas com resíduos sólidos, desenvolvem panfletos informativos e aplicam questionários junto à comunidade escolar e familiar, estimulando o senso de responsabilidade social e ambiental. Fase 3 – Segurança e Descarte Adequado: são abordadas as formas corretas de descarte de resíduos perigosos, como substâncias tóxicas ou inflamáveis, bem como os impactos da má gestão desses materiais no meio ambiente e na saúde pública. Cada fase inclui: apresentação teórica, sugestões de atividade, cartões interativos e um produto coletivo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 18mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade Ambiental; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho em grupos heterogêneos; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação para a equidade; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
| Título: dc.title | ECOVILA – DESAFIO SUSTENTÁVEL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Ambiental | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ecoville_final_29_10_web (1).pdf | 18,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133360/2/ecoville_final_29_10_web (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons