ECOVILA – DESAFIO SUSTENTÁVEL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLAURA CAROLINA SILVA SOARES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-10T12:51:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-10T12:51:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-17-
identificador: dc.identifier.otherecoville_final_29_10_web (1)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133360-
Resumo: dc.description.abstractA sequência didática “Ecovila: Desafio Sustentável” é destinada a estudantes da 1a série do Ensino Médio. O material consiste em um recurso pedagógico interdisciplinar, estruturado como um conjunto de atividades educacionais, com foco no aprofundamento de conteúdos relacionados à sustentabilidade ambiental, promovendo uma aprendizagem ativa, colaborativa e contextualizada. O produto educacional foi desenvolvido a partir do diagnóstico da carência de materiais didáticos inovadores voltados à temática ambiental, capazes de dialogar com os interesses e realidades dos jovens e, ao mesmo tempo, promover a integração entre os componentes curriculares das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O público-alvo são estudantes da 1a série do Ensino Médio, com idades entre 15 e 17 anos, da rede pública de ensino. Considera-se que esse público apresenta potencial para engajar-se em propostas interativas, desde que os conteúdos estejam conectados aos desafios contemporâneos da sociedade e à vivência local. Está organizado em três fases principais, que orientam o percurso didático: Fase 1 – Combustíveis e Fontes de Energia: os estudantes são convidados a analisar diferentes tipos de combustíveis, seus impactos ambientais e possibilidades de substituição por fontes renováveis. As atividades incluem análise comparativa, linha do tempo tecnológica e construção de mapas mentais. Fase 2 – Gestão de Resíduos: os estudantes realizam atividades práticas com resíduos sólidos, desenvolvem panfletos informativos e aplicam questionários junto à comunidade escolar e familiar, estimulando o senso de responsabilidade social e ambiental. Fase 3 – Segurança e Descarte Adequado: são abordadas as formas corretas de descarte de resíduos perigosos, como substâncias tóxicas ou inflamáveis, bem como os impactos da má gestão desses materiais no meio ambiente e na saúde pública. Cada fase inclui: apresentação teórica, sugestões de atividade, cartões interativos e um produto coletivo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade Ambiental;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho em grupos heterogêneos;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação para a equidade;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Título: dc.titleECOVILA – DESAFIO SUSTENTÁVELpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Ambientalpt_BR
Aparece nas coleções:PPG Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons