Coletânea educação em saúde na Educação Profissional e Tecnológica: uma contribuição para a formação omnilateral do discente.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFMGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPeriard, Thaís-
Autor(es): dc.contributor.authorPaz, Mônica Lana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-10T01:17:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-10T01:17:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-
identificador: dc.identifier.otherColetânea Educação em saúde na EPT_cadernos 1_2_3_4 _Periard TLSRpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133354-
Resumo: dc.description.abstractO presente material é um produto educacional desenvolvido a partir da dissertação de mestrado intitulada “Prática de Educação em Saúde na Educação Profissional e Tecnológica”. A coletânea de cadernos temáticos “Educação em Saúde na Educação Profissional e Tecnológica: uma contribuição para a formação omnilateral do discente” convida o leitor a refletir sobre a importância da educação em saúde no ambiente escolar como elemento essencial para o desenvolvimento humano em sua integralidade — física, mental, social, cultural e política. A coletânea é composta por quatro cadernos temáticos, organizados de maneira a possibilitar uma leitura flexível e dinâmica. Cada caderno aborda um aspecto específico da educação em saúde no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, permitindo ao leitor iniciar a leitura pelo tema que melhor dialoga com suas necessidades e com a realidade de sua prática profissional. O Caderno 1 – Educação Profissional e Tecnológica (EPT) apresenta fundamentos essenciais para a compreensão da EPT e do papel dos Institutos Federais, com destaque para o IFMG. O Caderno 2 – Educação em Saúde discute os significados de saúde e de educação em saúde no ambiente escolar, com foco na atuação da Política de Assistência Estudantil. O Caderno 3 – Paulo Freire, Formação Omnilateral e Educação em Saúde apresenta os principais elementos do pensamento pedagógico de Paulo Freire e sua relevância para a promoção de práticas educativas transformadoras na EPT. Por fim, o Caderno 4 – Educação e Saúde no Contexto Escolar: Temáticas para Práticas de Educação em Saúde aborda três temas considerados desafiadores pelos participantes da pesquisa: saúde mental, educação sexual e primeiros socorros.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação omnilateralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolítica Nacional de Assistência Estudantilpt_BR
Título: dc.titleColetânea educação em saúde na Educação Profissional e Tecnológica: uma contribuição para a formação omnilateral do discente.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeáudiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons