
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento Junior, Lourival dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cabral, Natanael Freitas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-10T05:11:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-10T05:11:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Uso de uma sequência didática no ensino introdutório de frações | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133349 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Prezado professor, as atividades delineadas em cada unidade didática estão abertas a adaptações que visem o aprimoramento contínuo. Dessa forma, tanto você quanto seus alunos terão plena autonomia no processo de aprendizagem do conteúdo abordado neste suporte metodológico. Este material foi desenvolvido com base em bibliografias anteriores que exploram a temática do ensino de frações no sexto ano do Ensino Fundamental, focando especificamente na adição e subtração com denominadores semelhantes e diferentes. O objetivo primordial deste recurso é promover uma aprendizagem que seja interacionista e socio-didática, permitindo que os alunos compreendam o conceito de fração e sua aplicação no cotidiano. Desejamos que eles adquiram autonomia na assimilação do conteúdo e consigam estabelecer relações com as experiências do dia a dia. Assim, desejo a toda a turma uma excelente jornada por esse fascinante universo matemático!! | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1421 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria das situações didáticas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Frações | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
| Título: dc.title | Uso de uma sequência didática no ensino introdutório de frações - Produto Educacional | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Lourival dos Santos Nascimento Junior - PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 1.42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133349/1/Lourival dos Santos Nascimento Junior - PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: