Lupa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Milena Vieira dos-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Elza Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-09T14:05:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-09T14:05:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-01-
identificador: dc.identifier.othercertificado_lupapt_BR
identificador: dc.identifier.otherhttps://manguezal-games.itch.io/lupapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133333-
Resumo: dc.description.abstractO Lupa constituiu-se como produto educacional da pesquisa intitulada “PRÁXIS FREIREANA E LEITURA CRÍTICA: CAMINHOS PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES – CAMPUS LAGARTO (IFS)”, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Sergipe, sob orientação da profª Dr.ª Elza Ferreira Santos e desenvolvida pela mestranda Milena Vieira dos Santos. O Lupa é um jogo digital 2D que apresenta a narrativa de uma personagem — escolhida para ampliar a representatividade feminina em jogos digitais — que recebe uma notícia cuja veracidade precisa ser investigada no jogo e por isso, precisa interagir com os demais personagens, posicionando-se a favor, contra ou de forma neutra; ao final da partida, há um feedback com as consequências de suas escolhas. Assim, o jogo ultrapassa a ideia de mero entretenimento e propõe uma experiência reflexiva, sendo classificado como Serious Game, conforme Reinoso, Teixeira e Rios (2020). O jogo foi idealizado pelas pesquisadoras e desenvolvido pela Manguezal Games, representada por Evandro Barbosa Dias Filho.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJogo digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSerious Gamespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráxis freireanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Título: dc.titleLupapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeanimaçãopt_BR
Curso: dc.subject.courseAutomação Industrialpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa do Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Jogos

Arquivos associados:
certificado_lupa.pdfLupa - https://manguezal-games.itch.io/lupa - was created as an educational product of the research entitled “FREIREAN PRAXIS AND CRITICAL READING: PATHWAYS TO THE TEXTUAL PRODUCTION OF STUDENTS OF THE TECHNICAL COURSE IN COMPUTER NETWORKS – LAGARTO CAMPUS (IFS)”, carried out in the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT) of the Federal Institute of Sergipe, under the guidance of Professor Dr. Elza Ferreira Santos and developed by master's student Milena Vieira dos Santos. Lupa is a 2D digital game that presents the narrative of a character — chosen to increase female representation in digital games — who receives news whose veracity needs to be investigated in the game and therefore needs to interact with the other characters, positioning themselves in favor, against, or neutrally; at the end of the game, there is feedback with the consequences of their choices. Thus, the game goes beyond the idea of ​​mere entertainment and proposes a reflective experience, being classified as a Serious Game, according to Reinoso, Teixeira and Rios (2020). The game was conceived by the researchers and developed by Manguezal Games, represented by Evandro Barbosa Dias Filho.363,55 kBAdobe PDF/bitstream/capes/1133333/2/certificado_lupa.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons