
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Milena Vieira dos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Elza Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-09T13:41:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-09T13:41:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | oficina de leitura e escrita emancipatoria | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133320 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este e-book é resultado dos registros de uma oficina de leitura e escrita. Seu objetivo foi implementar práticas que promovem o engajamento dos alunos em atividades sociais de linguagem, estimulando o diálogo e a conscientização, fundamentadas na leitura crítica, um dos pressupostos da pedagogia crítica de Paulo Freire (1982). Essas práticas atuaram como mediação nos processos de leitura e escrita, articulando as vivências dos estudantes ao ensino e à aprendizagem. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 6452kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escrita emancipatória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
| Título: dc.title | LEITURA CRÍTICA EM AÇÃO: Oficina de Leitura e Escrita Emancipatória | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Automação Industrial | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Portuguesa | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| oficina de leitura e escrita emancipatória.pdf | This e-book is the result of records from a reading and writing workshop. Its objective was to implement practices that promote student engagement in social language activities, stimulating dialogue and awareness, based on critical reading, one of the assumptions of Paulo Freire's critical pedagogy (1982). These practices acted as mediation in the reading and writing processes, articulating the students' experiences with teaching and learning. | 6.45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133320/2/oficina de leitura e escrita emancipatória.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons