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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ROSENAU, Claudiane Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | LEMOS JUNIOR, Wilson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-08T11:20:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-08T11:20:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-18 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A Trajetória da Rede E-Tec Brasil | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133288 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a trajetória histórica, os desafios enfrentados e as perspectivas de avanço da Rede e-Tec Brasil no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Inserida na Linha de Pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT” e vinculada ao Macroprojeto 4 – História e Memórias no Contexto da EPT, a investigação adota uma abordagem qualitativa fundamentada no materialismo histórico-dialético, articulando referenciais de Saviani (2008, 2011), Frigotto (1998), Ciavatta (2012) e Ramos (2005, 2008) para compreender a formação humana integrada no âmbito da EPT. Como procedimento metodológico central, utiliza-se a história oral, sustentada em Alberti (2013), Thompson (1998) e Meihy e Holanda (2013), complementada por análise documental e bibliográfica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores, coordenadores e docentes que atuaram na Educação a Distância (EaD) do IFPR desde a criação da Rede e-Tec Brasil, além da análise de documentos institucionais e normativos. Os resultados revelam que a EaD no IFPR combinou expansão e democratização do acesso, como apontam estudos sobre a modalidade (MOORE; KEARSLEY, 2008; BELLONI, 2009; MATTAR, 2021), com desafios estruturais, pedagógicos e organizacionais que limitaram a consolidação de um modelo crítico e estável. As narrativas evidenciam tensões entre políticas públicas, práticas docentes e condições institucionais, dialogando com debates de Kuenzer (2002) e Araújo (2014) sobre trabalho, formação e contradições da EPT. Como produto educacional, foi desenvolvido um e-book interativo destinado à sistematização das memórias, experiências e práticas formativas relacionadas à EaD no IFPR. O material, fundamentado em autores como Moran (2013), Behar (2009) e Bacich e Moran (2015), integra recursos digitais e elementos de hipertexto para apoiar processos de formação e gestão na modalidade. A avaliação do produto foi aplicada a 53 profissionais da EaD — entre docentes, gestores, servidores e bolsistas — resultando em 16 respostas válidas, que indicaram 100% de aprovação quanto à clareza, coerência, relevância e aplicabilidade do conteúdo. A dissertação está organizada em cinco capítulos: o primeiro apresenta a introdução e a justificativa; o segundo discute a EaD na EPT e o marco normativo da Rede e-Tec Brasil; o terceiro reconstrói a história da EaD no IFPR a partir das entrevistas e documentos; o quarto expõe o percurso metodológico e as análises; e o quinto descreve a elaboração, aplicação e avaliação do produto educacional. As considerações finais apontam avanços, limites e perspectivas para o fortalecimento da EaD no IFPR, destacando a importância da memória institucional e da formação crítica na EPT. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 38404KB | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Rede e-Tec Brasil | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História Oral | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
| Título: dc.title | A Trajetória da Rede E-Tec Brasil Foco no Instituto Federal do Paraná (IFPR) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)/IFPR | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| A Trajetória da Rede E-Tec Brasil (1) - Claudiane Rosenau.pdf | 38,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133288/2/A Trajetória da Rede E-Tec Brasil (1) - Claudiane Rosenau.pdfDownload |
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