A Trajetória da Rede E-Tec Brasil Foco no Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROSENAU, Claudiane Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorLEMOS JUNIOR, Wilson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-08T11:20:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-08T11:20:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-18-
identificador: dc.identifier.otherA Trajetória da Rede E-Tec Brasilpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133288-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar a trajetória histórica, os desafios enfrentados e as perspectivas de avanço da Rede e-Tec Brasil no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Inserida na Linha de Pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT” e vinculada ao Macroprojeto 4 – História e Memórias no Contexto da EPT, a investigação adota uma abordagem qualitativa fundamentada no materialismo histórico-dialético, articulando referenciais de Saviani (2008, 2011), Frigotto (1998), Ciavatta (2012) e Ramos (2005, 2008) para compreender a formação humana integrada no âmbito da EPT. Como procedimento metodológico central, utiliza-se a história oral, sustentada em Alberti (2013), Thompson (1998) e Meihy e Holanda (2013), complementada por análise documental e bibliográfica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores, coordenadores e docentes que atuaram na Educação a Distância (EaD) do IFPR desde a criação da Rede e-Tec Brasil, além da análise de documentos institucionais e normativos. Os resultados revelam que a EaD no IFPR combinou expansão e democratização do acesso, como apontam estudos sobre a modalidade (MOORE; KEARSLEY, 2008; BELLONI, 2009; MATTAR, 2021), com desafios estruturais, pedagógicos e organizacionais que limitaram a consolidação de um modelo crítico e estável. As narrativas evidenciam tensões entre políticas públicas, práticas docentes e condições institucionais, dialogando com debates de Kuenzer (2002) e Araújo (2014) sobre trabalho, formação e contradições da EPT. Como produto educacional, foi desenvolvido um e-book interativo destinado à sistematização das memórias, experiências e práticas formativas relacionadas à EaD no IFPR. O material, fundamentado em autores como Moran (2013), Behar (2009) e Bacich e Moran (2015), integra recursos digitais e elementos de hipertexto para apoiar processos de formação e gestão na modalidade. A avaliação do produto foi aplicada a 53 profissionais da EaD — entre docentes, gestores, servidores e bolsistas — resultando em 16 respostas válidas, que indicaram 100% de aprovação quanto à clareza, coerência, relevância e aplicabilidade do conteúdo. A dissertação está organizada em cinco capítulos: o primeiro apresenta a introdução e a justificativa; o segundo discute a EaD na EPT e o marco normativo da Rede e-Tec Brasil; o terceiro reconstrói a história da EaD no IFPR a partir das entrevistas e documentos; o quarto expõe o percurso metodológico e as análises; e o quinto descreve a elaboração, aplicação e avaliação do produto educacional. As considerações finais apontam avanços, limites e perspectivas para o fortalecimento da EaD no IFPR, destacando a importância da memória institucional e da formação crítica na EPT.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent38404KBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRede e-Tec Brasilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Oralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleA Trajetória da Rede E-Tec Brasil Foco no Instituto Federal do Paraná (IFPR)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)/IFPRpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons