
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília -UnB | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Tavares, Grazielly Ribeiro | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Beatriz Joaquim de São Paulo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, Jennifer Alexandre | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Letícia Martins dos Anjos de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Neto, Thayná Alves | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Luciene Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-07T15:24:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-07T15:24:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Rompendo o Silêncio | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133281 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O jogo de tabuleiro Rompendo o Silêncio é uma ferramenta lúdica educativa desenvolvida para promover a reflexão sobre situações de violência e estimular o diálogo seguro entre adolescentes. Ambientado em um tabuleiro composto por diferentes espaços da escola e da comunidade, o jogo utiliza cartas-desafio, cartas-situação e peças de deslocamento para que os participantes enfrentem dilemas, tomem decisões e discutam formas de proteção e apoio. As narrativas apresentadas nas cartas simulam cenários de violência psicológica, física, sexual e institucional, incentivando a identificação de sinais, a busca de ajuda e o reconhecimento da rede de proteção. Durante sua aplicação, o jogo demonstrou alto potencial para mobilizar estudantes, favorecendo a expressão de experiências pessoais e a compreensão de seus direitos. Em uma das partidas, um adolescente procurou a coordenação escolar para relatar uma situação real de abuso infantil, o que levou ao acionamento imediato dos serviços de proteção. Esse episódio reafirma a eficácia do jogo como dispositivo pedagógico sensível, capaz de despertar confiança, romper silêncios e fortalecer estratégias de cuidado e prevenção. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | Jogo de Tabuleiro Rompendo o Silêncio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Enfermagem | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Vivências Integrativas 6 | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Jogos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Documento oficial - Jogo Rompendo o Silêncio.pdf | Jogo de Tabuleiro - contém as peças do cards e instrução | 30.08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133281/2/Documento oficial - Jogo Rompendo o Silêncio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons