Ensinar é Estratégia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMENDONÇA, Veruza Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Máriam Trierveiler-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-05T14:35:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-05T14:35:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-05-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_Veruzapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133235-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional "Ensinar é Estratégia" é um podcast concebido como resultado de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Criado por Veruza Cristina Mendonça e orientado pela Prof. Dr.ª Máriam Trierveiler Pereira, a investigação teve como objetivo compreender as dificuldades enfrentadas por docentes de Biologia no Ensino Médio da Educação Profissional e Tecnológica (EPTNM). A pesquisa evidenciou obstáculos concretos para a diversificação de práticas pedagógicas, como a falta de tempo para planejamento, a limitação do repertório metodológico e os desafios de engajamento dos estudantes. Diante disso, emergiu a necessidade de um recurso acessível, dinâmico e de fácil utilização para apoiar a formação docente continuada. O podcast é composto por 24 episódios curtos, com duração média de três minutos. Cada episódio apresenta uma estratégia de ensinagem em grupo, fornecendo sua fundamentação pedagógica, sugestões de aplicação prática, objetivos de aprendizagem e exemplos contextualizados para o ensino de Biologia. O formato em áudio foi escolhido por sua flexibilidade, permitindo que os professores acessem o conteúdo em momentos variados, como durante deslocamentos ou pausas, sem comprometer a profundidade conceitual. A produção buscou simplicidade e acessibilidade, utilizando recursos digitais básicos, o que demonstra que qualquer docente pode explorar essa mídia para fins pedagógicos. A série já está disponível na plataforma Spotify e os roteiros completos serão disponibilizados no repositório institucional. Mais do que um catálogo de estratégias, a série convida os docentes à reflexão crítica sobre a intencionalidade pedagógica no uso de metodologias ativas. As estratégias abordadas variam desde clássicos como a Aula Expositiva Dialogada e o Seminário, até metodologias mais dinâmicas como Gamificação , Tempestade Cerebral (Brainstorming), Júri Simulado e Estudo do Meio, culminando em uma reflexão sobre a importância de Misturar Estratégias com Propósito e alinhá-las aos objetivos de aprendizagem e ao perfil dos alunos. O produto educacional pretende, assim, valorizar e fortalecer a prática docente em Biologia, apoiando formações autônomas e coletivas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14,2 MBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de Ensinagem em Grupopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfEPTpt_BR
Título: dc.titleEnsinar é Estratégiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeáudiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)/IFPRpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons