
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MENDONÇA, Veruza Cristina | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Máriam Trierveiler | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-05T14:35:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-05T14:35:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_Veruza | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133235 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional "Ensinar é Estratégia" é um podcast concebido como resultado de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Criado por Veruza Cristina Mendonça e orientado pela Prof. Dr.ª Máriam Trierveiler Pereira, a investigação teve como objetivo compreender as dificuldades enfrentadas por docentes de Biologia no Ensino Médio da Educação Profissional e Tecnológica (EPTNM). A pesquisa evidenciou obstáculos concretos para a diversificação de práticas pedagógicas, como a falta de tempo para planejamento, a limitação do repertório metodológico e os desafios de engajamento dos estudantes. Diante disso, emergiu a necessidade de um recurso acessível, dinâmico e de fácil utilização para apoiar a formação docente continuada. O podcast é composto por 24 episódios curtos, com duração média de três minutos. Cada episódio apresenta uma estratégia de ensinagem em grupo, fornecendo sua fundamentação pedagógica, sugestões de aplicação prática, objetivos de aprendizagem e exemplos contextualizados para o ensino de Biologia. O formato em áudio foi escolhido por sua flexibilidade, permitindo que os professores acessem o conteúdo em momentos variados, como durante deslocamentos ou pausas, sem comprometer a profundidade conceitual. A produção buscou simplicidade e acessibilidade, utilizando recursos digitais básicos, o que demonstra que qualquer docente pode explorar essa mídia para fins pedagógicos. A série já está disponível na plataforma Spotify e os roteiros completos serão disponibilizados no repositório institucional. Mais do que um catálogo de estratégias, a série convida os docentes à reflexão crítica sobre a intencionalidade pedagógica no uso de metodologias ativas. As estratégias abordadas variam desde clássicos como a Aula Expositiva Dialogada e o Seminário, até metodologias mais dinâmicas como Gamificação , Tempestade Cerebral (Brainstorming), Júri Simulado e Estudo do Meio, culminando em uma reflexão sobre a importância de Misturar Estratégias com Propósito e alinhá-las aos objetivos de aprendizagem e ao perfil dos alunos. O produto educacional pretende, assim, valorizar e fortalecer a prática docente em Biologia, apoiando formações autônomas e coletivas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 14,2 MB | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de Ensinagem em Grupo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensinar é Estratégia | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | áudio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)/IFPR | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional_Veruza - Veruza Mendonça.pdf | 14,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133235/2/Produto Educacional_Veruza - Veruza Mendonça.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons