
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BAPTISTA, Leomar Rodrigues de Avellar | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CARDOSO, Fernanda Serpa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-06T11:04:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-06T11:04:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | GUIA PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO PARA ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133231 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este e-book apresenta o Guia Prático para Elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI) para estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD), e o instrumento CIPEIAHS – Coleta de Informações para o Plano Educacional Individualizado e com base nas informações obtidas pelo CIPEIAHS, um modelo de Plano Educacional Individualizado (PEI). Produzido no âmbito do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense, o CIPEIAHS reúne informações essenciais obtidas junto ao estudante, familiares e professores, constituindo a base para um PEI personalizado. O instrumento é disponibilizado em duas versões, incluindo uma comentada, que orienta seu preenchimento. Sua elaboração fundamenta-se na Teoria dos Três Anéis de Renzulli, no Modelo de Enriquecimento Escolar e em parâmetros de observação de indicadores de comportamento superdotado. Essa concepção teórica permite uma coleta de informações abrangente, contemplando aspectos cognitivos, socioemocionais e contextuais que influenciam o desenvolvimento do estudante com AHSD. Com base nas informações obtidas pelo instrumento, torna-se possível elaborar um PEI responsivo, contínuo e colaborativo, ajustado conforme novas demandas e potencialidades emergem, garantindo coerência com o perfil do estudante e favorecendo o desenvolvimento pleno de suas capacidades. Inspirado em documentos legais, referenciais teóricos e diretrizes de educação inclusiva, o modelo apresentado reforça a importância da personalização do ensino, do monitoramento sistemático e da cooperação entre os envolvidos no processo educativo. Este guia, portanto, constitui-se como um material de apoio essencial para profissionais da educação que buscam promover práticas inclusivas e garantir o atendimento adequado aos estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação, contribuindo para o fortalecimento de políticas educacionais que valorizem a diversidade, o potencial e a singularidade de cada aprendiz. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 23MB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Plano Educacional Individualizado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Altas Habilidades ou Superdotação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enriquecimento Escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Título: dc.title | GUIA PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO PARA ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Curso: dc.subject.course | Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | E-book | - |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Guia Prático para PEI AHSD.pdf.pdf | 23.26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133231/2/Guia Prático para PEI AHSD.pdf.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons