GUIA PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO PARA ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense-
Autor(es): dc.contributor.authorBAPTISTA, Leomar Rodrigues de Avellar-
Autor(es): dc.contributor.authorCARDOSO, Fernanda Serpa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-06T11:04:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-06T11:04:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherGUIA PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO PARA ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133231-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book apresenta o Guia Prático para Elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI) para estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD), e o instrumento CIPEIAHS – Coleta de Informações para o Plano Educacional Individualizado e com base nas informações obtidas pelo CIPEIAHS, um modelo de Plano Educacional Individualizado (PEI). Produzido no âmbito do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense, o CIPEIAHS reúne informações essenciais obtidas junto ao estudante, familiares e professores, constituindo a base para um PEI personalizado. O instrumento é disponibilizado em duas versões, incluindo uma comentada, que orienta seu preenchimento. Sua elaboração fundamenta-se na Teoria dos Três Anéis de Renzulli, no Modelo de Enriquecimento Escolar e em parâmetros de observação de indicadores de comportamento superdotado. Essa concepção teórica permite uma coleta de informações abrangente, contemplando aspectos cognitivos, socioemocionais e contextuais que influenciam o desenvolvimento do estudante com AHSD. Com base nas informações obtidas pelo instrumento, torna-se possível elaborar um PEI responsivo, contínuo e colaborativo, ajustado conforme novas demandas e potencialidades emergem, garantindo coerência com o perfil do estudante e favorecendo o desenvolvimento pleno de suas capacidades. Inspirado em documentos legais, referenciais teóricos e diretrizes de educação inclusiva, o modelo apresentado reforça a importância da personalização do ensino, do monitoramento sistemático e da cooperação entre os envolvidos no processo educativo. Este guia, portanto, constitui-se como um material de apoio essencial para profissionais da educação que buscam promover práticas inclusivas e garantir o atendimento adequado aos estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação, contribuindo para o fortalecimento de políticas educacionais que valorizem a diversidade, o potencial e a singularidade de cada aprendiz.-
Tamanho: dc.format.extent23MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPlano Educacional Individualizado-
Palavras-chave: dc.subjectAltas Habilidades ou Superdotação-
Palavras-chave: dc.subjectEnriquecimento Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleGUIA PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO PARA ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseCurso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineE-book-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons